Mundo

85 pacientes doentes ou feridos são retirados de Gaza para tratamento

63 familiares e cuidadores acompanharam os pacientes

Foto: OMS
Transferência de pacientes da Faixa de Gaza

85 pacientes doentes e gravemente feridos de Gaza foram evacuados nesta quarta-feira (31 de julho), para Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, para atendimento especializado.

Eles incluem 35 crianças e 50 adultos, transferidos de Gaza via Kerem Shalom para o Aeroporto Ramon, em Israel, com o apoio da OMS-Organização Mundial da Saúde.

53 pacientes têm câncer, incluindo 4 crianças, 20 têm lesões traumáticas, 3 têm doenças do sangue, incluindo talassemia, 3 têm doenças congênitas, 2 têm anemia de Fanconi, 1 tem uma condição neurológica, 1 tem doença cardíaca, 1 tem doença hepática, e 1 tem insuficiência renal.

Antes da evacuação, 9 pacientes foram transferidos do norte de Gaza para o hospital de campanha da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino em Deir al-Balah para estabilização e posterior movimentação. Outros pacientes foram recolhidos em cinco locais em Deir al-Balah e Khan Younis.

Alguns gravemente feridos, que já haviam sido transferidos para o ponto final de partida no sul, foram acomodados e tratados no hospital de campanha de Médicos Sem Fronteiras em Deir al-Balah.

Desde Outubro de 2023, cerca de 5 mil pessoas foram evacuadas para tratamento fora de Gaza, com mais de 80% recebendo cuidados no Egito, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Mais de 10 mil pessoas em Gaza ainda necessitam de evacuação médica.