Saúde

5 dicas para alívio das dores
nas costas durante a gravidez

Especialista em coluna sugere o que pode ser feito para ter mais conforto

Foto: Jessica Monte | Pexels/Creative Commons
Praticar exercícios de baixo impacto é fundamental

A gravidez é uma fase transformadora que pode trazer uma série de desafios para a futura mamãe. Conforme a barriga cresce, os movimentos se tornam mais difíceis e logo surgem dores nas costas, assim como incômodos ao dormir.

Segundo o ortopedista especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Djalma Amorim Jr., esses incômodos são comuns durante a gestação por conta das mudanças que ocorrem no corpo para abrigar o crescimento do bebê.

“Durante esse período, o corpo da mulher passa por várias transformações devido às mudanças hormonais, ao crescimento do útero e mudança de peso. À medida que o útero aumenta de tamanho, ele exerce maior pressão sobre os vasos sanguíneos ao redor, diminuindo o fluxo sanguíneo para a parte inferior da coluna. Isso resulta em dores frequentes nesta região”, explica.

O especialista compartilha 5 dicas para aliviar as dores nas costas durante a gravidez:

1

Dormir corretamente - Dormir de maneira correta ajuda a reduzir o desconforto e a melhorar a qualidade do sono.

Na gestação, dormir de lado é o mais indicado pois melhora a circulação sanguínea, facilitando o fluxo de nutrientes para o bebê e ajudando a reduzir a pressão sobre a coluna.

Existem travesseiros especiais para gestantes e colocar um travesseiro entre os joelhos pode ajudar a alinhar a coluna e a reduzir a tensão nas costas.

2

Fazer alongamentos - Realizar alguns alongamentos suaves durante o dia pode ajudar a aliviar a tensão muscular e preparar o corpo para um maior conforto ao longo do dia. Por exemplo, deitar-se de barriga para cima com as pernas dobradas, segurando uma perna de cada vez e posicionando as mãos por trás das coxas.

Este alongamento deve ser mantido por pelo menos 1 minuto de cada vez, focando na respiração controlada. 

3

Exercícios físicos - Praticar exercícios de baixo impacto é fundamental para manter o corpo em equilíbrio durante uma gestação. Práticas como hidrocinesioterapia, natação, yoga, pilates e caminhadas diárias de aproximadamente 30 minutos são muito indicadas nessa fase, mas devem ser realizadas com o acompanhamento de um especialista.

4

Compressa quente - Tomar um banho quente ou aplicar uma bolsa de água quente sobre um pano no local da dor por 30 minutos pode proporcionar alívio durante a gravidez.

O calor ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão nas costas, promovendo uma sensação de conforto e bem-estar.

5

Remédios para dor - Em alguns casos, pode ser necessário recorrer ao uso de pomadas anti-inflamatórias ou outros medicamentos para aliviar a dor durante a gravidez. É importante sempre consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento, pois nem todos os medicamentos são seguros durante a gestação.

“O acompanhamento médico garantirá que as opções escolhidas sejam seguras e adequadas para a mãe e o bebê, ajudando a gerenciar o desconforto de forma eficaz e responsável”, afirma o ortopedista, que atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped e Hospital Português.