Esportes

Skate brasileiro têm 12 atletas no mundial a ser disputado na Itália

A disputa será entre os dias 17 e 21 de setembro

A delegação brasileira de Downhill Speed e Street Luge terá um total de 12 representantes no Mundial de 2024, que acontecerá em Tortoreto, na região de Abruzos, ao leste de Roma (ITA), entre os dias 17 e 21 de setembro.

No Downhill Speed, Bernardo Brambila, de Gravataí (RS), Bruno Spengler, de Brusque (SC) e há 18 anos em Curitiba (PR), Daniel Lara, de Curitiba (PR), León Sastre, de Brasília (DF), e Willian Rubim, de Gravataí (RS), serão os representantes do Brasil.

Dentre os nomes que estarão no Mundial, o skateboarding brasileiro ainda teve Daniel Lara como quinto colocado no Sul-Americano de 2022 e Willian Rubim, também em quinto, nas tomadas de tempo na Argentina.

Entre as mulheres, Anna Ohata, de Curitiba (PR), Beatriz Ferreira, de Jandira (SP) e há 13 anos em Curitiba (PR), Valeria Ribeiro, de Grandes Rios (PR), e Vitoria Mallmann, de Porto Alegre (RS), estarão nas disputas.

Dentre os destaques do feminino, Vitoria Mallmann se sagrou campeã do Sul-Americano de 2022. A skatista ainda tem duas pratas (corrida e tomada de tempo) no Mundial de 2019, em Barcelona (ESP). Valeria Ribeiro foi a sexta no Sul-Americano. Ainda na Argentina, Anna Ohata (5ª) e a própria Valeria Ribeiro (7ª) ficaram no top 10 das tomadas de tempo na ladeira de Punta Negra. 

O Street Luge terá como representantes Rafael Manfrinato, de São Pedro (SP), e Walter Baresi, de Curitiba (PR), que, no Mundial de 2019, conquistou o bronze na corrida e nas tomadas de tempo do Street Luge.

“A expectativa é grande, representar o país em uma competição internacional de alto nível e praticando o esporte que eu amo e tenho como estilo de vida é um privilégio enorme. Os treinos estão acontecendo, fisicamente e mentalmente, chegar com o corpo e com a mente afiada é primordial para tentarmos uma excelente posição frente ao adversários de altíssimo nível que estarão por lá”, comenta Rafael Manfrinato.

Na Itália, as sessões de treino ficarão concentradas entre os dias 17 e 19 de setembro, com as tomadas de tempo acontecendo no dia 20 e as corridas no dia 21.