Esportes

Brasil passa fácil pelo Paraguai e o desafio agora é vencer a Colômbia

O Brasil define a classificação na Copa América terça-feira, às 22h

O Brasil finalmente “estreou” na Copa América. A seleção contou com o brilho de Vinícius Júnior para golear o Paraguai, por 4 a 1, no estádio Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA), nesta sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo D da Copa América. Cotado para ser o melhor do mundo, o camisa 7 desfilou seu futebol e marcou duas vezes. Savinho e Lucas Paquetá também balançaram as redes. 

Foi a primeira vitória da seleção brasileira na competição, após estrear com empate sem gols contra a Costa Rica. O Brasil soma quatro pontos e aparece em segundo lugar, atrás da Colômbia, líder com seis. Costa Rica com um é a terceira, enquanto o Paraguai é o lanterna, sem pontuar.

O Brasil entrou em campo com Savinho no lugar de Raphinha, com mais mobilidade no ataque, a seleção trocava passes na intermediária, mas não conseguia penetrar na defesa paraguaia. Assustando com um chute de João Gomes de fora da área e uma cabeçada de Marquinhos, rente ao travessão. O Paraguai pouco assustou, mas obrigou Alisson a fazer pelo menos duas defesas, em dois chutes de Bobadilla.

Na reta final, o Brasil só foi deslanchar quando Paquetá desperdiçou uma cobrança de pênalti. Logo depois, o próprio meia deu uma linda assistência para Vini Jr abrir o placar, aos 34 minutos. Aproveitando a desatenção da defesa paraguaia, Savinho pegou a sobra e ampliou aos 42. Já nos acréscimos, aos 49, Vini Jr mostrou oportunismo ao aproveitar outro erro da defesa adversária e marcar o terceiro. 

Na segunda etapa, o Brasil levou um susto logo no começo. Em um belo chute de fora da área, Alderete diminuiu para o Paraguai, aos dois. A tensão durou até aos 19. Em novo pênalti, Lucas Paquetá se redimiu, deslocou o goleiro e começou a dar números à goleada do Brasil.

Com a vitória encaminhada, Dorival Jr começou a trocar as peças para dar ritmo a todos os convocados. Trocando passes e chegando com facilidade, quase Vini Jr marca o seu terceiro gol na partida. Na reta final, o Paraguai ainda teve Cubas expulso e um gol anulado por impedimento. Com um a mais, a seleção apenas administrou a goleada nos minutos finais. 

O Brasil define a classificação na terça-feira, às 22h, contra a Colômbia, em Santa Clara. Um empate é suficiente para a seleção avançar às quartas, mas se vencer, termina como líder do Grupo D. Já eliminado, o Paraguai encara a Costa Rica, no mesmo dia e horário, em Austin.