Esportes

Surf: Praia da Tiririca sedia dois dias de provas da etapa baiana

São provas do Surf Master, Longboard e Bodyboard, nos dias 1 e 2 de julho

Foto: Pixabay/Creative Commons
Cerca de 50 competidores são esperados

A Praia da Tiririca, em Itacaré, vai receber mais uma etapa válida pelo Campeonato Estadual Baiano de Surf nos dias 1 e 2 de julho, feriado que celebra a Independência da Bahia. Espera-se que cerca de 50 competidores, vindos de diversas cidades do estado, participem da competição que soma pontos para o ranking estadual da Federação Baiana de Surf.

Além do Surf, dividido nas categorias Master (acima de 35 anos), Kahuna  (acima de 45 anos) e Legend  (acima de 55 anos), a etapa conta com as categorias Longboard Open e Master, e ainda o Bodyboarding (open e feminino).

Atletas baianos da categoria Master vem se destacando no Campeonato Brasileiro deste ano, organizado pela CBSurf. Na primeira etapa, que aconteceu em Caueiras (PE), o ilheense Wallace Sampaio conquistou o primeiro lugar nas categorias Master e Grand Master, enquanto Jerônimo Bomfim conquistou o primeiro lugar na categoria Kahuna.

Já na segunda etapa, seguindo forte em busca do título de campeão brasileiro de 2024, Wallace Sampaio ficou em segundo lugar na Grand Master, Marcelo Alves foi campeão na Grand Kahuna e Wilson Nora foi o vice-campeão na Kahuna.

Desde o ano passado a Federação Baiana de Surf vem fortalecendo o Bodyboard através de etapas dedicadas a esta modalidade. Em 2023 foram três etapas válidas pelo ranking da FBSurf e este ano já estamos realizando a segunda etapa, com a modalidade presente no Festival da Independência. E para incentivar ainda mais a participação de novos atletas, a Federação Baiana disponibilizou duas vagas sociais para o bodyboard, destinadas a atletas locais.