Esportes

Seleção está pronta para encarar México em amistoso nos EUA

O técnico Dorival Júnior testou várias formações da equipe

Foto: Rafael Ribeiro | CBF
Jogadores estão se preparando para a disputa da Copa América

A seleção brasileira masculina de futebol entra em campo contra o México na noite deste sábado (8 de junho), no primeiro dos dois últimos amistosos antes da Copa América, que começa daqui a 12 dias.

O jogo será a partir das 21h30 (horário de Brasília), na cidade de College Station, Texas, no Estádio Kyle Field - tradicional palco do futebol americano universitário, com capacidade para mais de 100 mil torcedores e que pela primeira vez receberá uma partida de futebol.

A comunidade mexicana é a maior do Texas e deve lotar a arena.

O último embate entre as equipes foi há mais de seis anos, na Copa do Mundo da Rússia, quando os brasileiros derrotaram os mexicanos por 2 a 0 nas oitavas de final.

O confronto contra os mexicanos será um adaptação para os atletas com as dimensoões do campo na Copa América. A competição será disputada em gramados de futebol americano que tem uma metragem diferente (100 m x 64 m), cinco metros mais curto e quatro metros mais estreito.

"Vamos ter que dosar mais a força, principalmente, nos lançamos de longa distância. Mas a realidade é essa e precisamos nos adptara o mais rápiodo possível", disse o lateral Wendell.

O jogo desta noite será o terceiro da seleção sob comando do técnico Dorival Júnior. Em março, na primeira Data Fifa do ano, o Brasil venceu a Inglaterra no Estádio de Wembley, com gol de Endrick. Na segunda partida, arrancou um empate em 3 a 3 com a Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Durante os treinos da seleção ao longo da semana em Orlando (Flórida), com os 26 convocados, Dorival Júnior montou a equipe com várias formações. Esta noite a provável escalação do Brasil dever ser com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães  e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Júnior e Endrick.

O segundo e último amistoso preparatório para a Copa América será contra os Estados Unidos, na próxima quarta-feira (12). O Brasil estreia na Copa América no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles, em partida pelo Grupo D, que tem ainda Colômbia e Paraguai. 

Histórico dos confrontos - Até 2023, Brasil e México se enfrentaram 42 vezes em jogos oficiais e amistosos. Desses confrontos, a Seleção Brasileira saiu vitoriosa em 24 ocasiões, enquanto o México venceu 10 vezes, com 8 empates.

A superioridade brasileira se reflete não apenas no número de vitórias, mas também no saldo de gols, com 85 gols marcados pela seleção canarinho contra 39 dos mexicanos.

As melhores partidas - Um dos encontros mais significativos ocorreu na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. No jogo de abertura do torneio, a seleção brasileira derrotou o México por 4 a 0 no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Esta partida marcou o início de uma trajetória que levaria o Brasil à final do torneio.

Na Copa do Mundo de 1954, na Suíça, o Brasil novamente superou o México, com uma vitória por 5 a 0. 

Mas na final da Copa das Confederações de 1999, realizada no México, a seleção mexicana surpreendeu o Brasil ao vencer por 4 a 3. Esse foi um dos jogos mais emocionantes e disputados entre as duas equipes, demonstrando a capacidade do México de competir em alto nível contra uma das potências do futebol mundial.

Mais recentemente, na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, as seleções se encontraram na fase de grupos. O jogo terminou em um empate sem gols, graças ao goleiro mexicano Guillermo Ochoa, que fez defesas espetaculares, frustrando os ataques brasileiros e garantindo um ponto valioso para o México.

4 curiosidades dos confrontos

1

Número de gols - O maior número de gols em um único confronto entre Brasil e México foi durante a Copa das Confederações de 1999, com um total de 7 gols (México 4 x 3 Brasil).

2

Jogadores mais famosos - Ao longo dos anos, muitos jogadores icônicos participaram desses confrontos. Pelo lado brasileiro, Pelé, Zico, Romário e Neymar são alguns dos nomes que brilharam contra o México. Do lado mexicano, jogadores como Hugo Sánchez, Cuauhtémoc Blanco e Rafael Márquez deixaram sua marca nos jogos contra o Brasil.

3

Copas do Mundo - Em Copas do Mundo, Brasil e México se enfrentaram 5 vezes, com o Brasil vencendo 4 jogos e empatando 1. O saldo de gols nesses confrontos é amplamente favorável ao Brasil.

4

Invencibilidade - A Seleção detém uma invencibilidade de 12 anos contra os mexicanos. A última derrota foi em 3 de junho e 2012, por 2 a 0, em Dallas.