Um microônibus de linha complementar atropelou pessoas que participavam de uma procissão de Páscoa nesse domingo (31 de março) no bairro de Marcos Freire, Jaboatão dos Guararapes (a 16 quilômetros de Recife). 5 pessoas morreram. Cerca de 20 ficaram feridas. O motorista fugiu após o atropelamento.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou que 16 vitimas estão internadas, 4 delas em estado grave. 13 pessoas atingidas pelo micro-ônibus foram liberadas após receber atendimento médico.
Duas pessoas morreram no local: Edite Maria da Silva, de 51 anos, e Teresa Cristina Batista da Silveira, de 66.
Outras duas, Amauri João de Lima, 68, e Edson Maurício Barbosa, 52, morreram durante a transferência para a UPA da Imbiribeira e do Ibura, na Zona Sul do Recife. A última morte foi a de Jéssica Kelly Mendonça dos Santos, 22 anos, no Hospital da Restauração.
Em nota oficial, a Secretaria de Defesa Social informou que a Polícia Civil prioriza localizar o motorista do ônibus.
“A ocorrência está sob a responsabilidade da Delegacia de Plantão de Prazeres. A identificação e localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil de Pernambuco. O micro-ônibus integra o transporte complementar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que concede a permissão”.
O que diz a Prefeitura
“A Prefeitura do Jaboatão informa que um microônibus da linha complementar Marcos Freire/Barra de Jangada atropelou diversos fiéis que acompanhavam a caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorrro, de Marcos Freire, por volta das 17h deste domingo. Três óbitos foram confirmados, até o momento, no local. O número de feridos ainda não está confirmado, pois as vítimas foram socorridas pelo Samu de Jaboat?o e de alguns municípios vizinhos, além do Corpo de Bombeiros e carros particulares. Representantes da Igreja falaram em cerca de 20 pessoas feridas. O IML e o IC estão no local, assim como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Assistência Social do município.
O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, declarou estar profundamente abalado com a ocorrência e determinou que as equipes da assistência e da saúde fizessem uma varredura para identificar os feridos e os familiares das vítimas e prestassem todo o apoio necessário a essas pessoas. O motorista se evadiu do local, mas já foi identificado e a prefeitura está colaborando para que as investigações transcorram com o devido rigor“.
Nota da Arquidiocese de Olinda e Recife
“É com pesar que recebemos a notícia do grave acidente envolvendo um microônibus e vários fiéis da nossa Paróquia do Perpétuo Socorro em Marcos Freire que estavam participando de uma procissão por ocasião da Páscoa, no dia de hoje (31).
Toda Arquidiocese de solidariza com o Padre Paulo, pároco desta parcela do Povo de Deus, bem como com toda comunidade enlutada nesse momento de dor.
No ato do acidente, o Pe. Paulo ofereceu os Sacramentos para os envolvidos que foram vitimados e a paróquia está prestando o necessário apoio a todos.
Manifestamos nossa solidariedade, nos colocando ao lado de todas as vítimas envolvidas neste acidente, acompanhando-os com nossa oração e nossos esforços.
Estamos à disposição para colaborar com as vítimas e seus familiares, auxiliando e contribuindo na superação desta fatalidade.
Requeremos das Autoridades Públicas que a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados.
Em Cristo Ressuscitado!
Arquidiocese de Olinda e Recife“