Mundo

Kate Middleton revela ter câncer

A Princesa de Gales está sendo submetida a quimioterapia

Foto: Palácio de Kensington
Kate Middleton, de 42 anos, anuncia a doença

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22 de março), pela própria princesa Kate Middleton, após semanas de especulação sobre o seu paradeiro.

Exames feitos após uma cirurgia abdominal em janeiro revelaram a presença da doença na esposa do herdeiro do trono inglês, o príncipe William, primeiro na linha de sucessão do trono.

Após a cirurgia, a princesa de Gales teve de passar 13 dias internada em um hospital de Londres. E, por orientação médica, depois de receber alta permaneceu em casa e longe da agenda oficial.

Os detalhes sobre o problema de saúde não foram informados, mas o Palácio de Kensington afirmou que está confiante em sua total recuperação.

Três membros da equipe do hospital que tratou a Princesa de Gales estão sendo investigados por uma suposta tentativa de acesso aos seus registros médicos privados.

"Eu vou ficar bem"

Em uma mensagem de vídeo de 2 minutos e 20 segundos, gravado em um jardim do Palácio de Windsor, Kate, de 42 anos, disse que exames revelaram um câncer, mas afirmou estar bem e ficando mais forte. Ela explicou o motivo pelo qual havia se recolhido e que acabou gerando muitas especulações. "Eu precisei de tempo para me recuperar da minha cirurgia e começar meu tratamento, mas, ainda mais importante, levou tempo para explicarmos para George, Charlotte e Louis (os filhos dela), de uma forma apropriada para eles, e garantir a eles que eu vou estar bem. Como uma família precisamos de espaço e privacidade enquanto eu completo meu tratamento."

Kate comentou que a notícia foi um "grande choque" e veio depois de "alguns meses incrivelmente difíceis". 

E disse ter garantido aos filhos: "Eu vou ficar bem".

O vídeo foi divulgado para quebrar o silêncio e conter a propagação de rumores e teorias da conspiração sobre ela e sua saúde. 

No dia 10, Dia das Mães no Reino Unido, o Palácio de Kensington divulgou uma foto em que ela aparece ao lados dos três filhos. A imagem recebeu críticas das principais agências de notícias, por suspeitas de haver sido manipulada e editada.

Kate Middleton reconheceu que a foto foi retocada. "Como muitos outros fotógrafos amadores, eu experimento editar as fotos de vez em quando. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou. Espero que todo mundo tenha passado um feliz Dia das Mães (que no Reino Unido se celebra em 10 de março)", afirmou em comunicado.

O rei Charles III e a rainha Camila foram informados antecipadamente do estado da princesa e da sua declaração pública. O próprio monarca, de 75 anos, foi diagnosticado, em fevereiro, de câncer na próstata, e tem feito tratamento semanal.