Brasil / Saúde

País tem 1,2 milhão de casos de dengue e quase 300 mortes

Dos casos, 9.996 são de ocorrências graves

O Ministério da Saúde atualizou, nesta terça-feira (05/02), os dados da dengue no País que registra 1.253.919 casos prováveis da doença e 299 óbitos confirmados. Há ainda 765 óbitos em investigação. O índice atual de incidência é de 617,5 casos por 100 mil habitantes.

“É um momento que temos que esclarecer a população sobre cuidados, proteção e também preparar o SUS [Sistema Único de Saúde] que tem tanta potência para atender adequadamente as pessoas e, nos casos de agravamento, impedir que percamos vidas”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Do total de casos de dengue em 2024, 9.996 são de ocorrências graves que se concentram nas pessoas entre 20 e 49 anos.

“Nosso panorama não mudou muito, temos epidemias em tempos diferentes no Brasil. A gente começa a ver alguma desaceleração nos estados que começaram primeiro, especificamente o Distrito Federal e Minas Gerais. Alguns estados entrando em aceleração, outros em desaceleração”, disse a secretaria de vigilância em saúde e ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Aumentou de 7 para 9 o número de estados que decretaram emergência em razão da dengue. São eles: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Já são 201 os decretos municipais.

“Estamos atendendo todos os decretos, não fazemos avaliação de critérios epidemiológicos. Acatamos os decretos que chegam e estamos trabalhando com estados e municipais para seus planos de contingência e o que precisa ser feito”, disse Ethel Maciel.

Os recursos federais para apoiar estados e municípios já somam R$ 1,5 bilhão. Na semana passada, o Ministério da Saúde iniciou a liberação de R$ 44 milhões, por meio de portarias, para Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e mais 79 municípios.