Mundo

Negociadores estão pessimistas quanto a um cessar-fogo em Gaza

Há pouco espaço para otimismo

Foto: X | Reprodução
As conversações estão sendo realizadas em Paris

Os oficiais do Hamas estão insatisfeitos com as linhas gerais do acordo apresentado em Paris. Eles dizem que ainda há uma distância grande em relação às exigências do grupo. .

De acordo com o jornalista Barak Ravid, os mediadores de Egito e Catar conversam com os membros do Hamas na tentativa de flexibilizar as demandas, em especial sobre a quantidade de prisioneiros a serem libertados e também sobre os nomes.

Um oficial de alto escalão de Israel disse que não há muito espaço para otimismo, uma posição diferente da que havia dois dias atrás quando os membros do gabinete político-militar disseram claramente que havia avanços nas negociações e que as linhas gerais obtidas em Paris poderiam ser aceitas por Israel.

Informações de fontes dos Estados Unidos asseguram que Israel estaria pronto para libertar prisioneiros condenados pelos crimes mais graves.

Uma fonte israelense diz que o entendimento atual é que a liderança do Hamas está inclinada a não aprovar a proposta norte-americana negociada em Paris. Ao mesmo tempo, intermediários atualizaram Israel de que altos funcionários do grupo no exterior afirmam que o esboço apresentado pelo chefe da CIA ultrapassa “as linhas vermelhas” estabelecidas pelo Hamas.