Mundo

Macron anuncia envio de tropas à Ucrânia e é desmentido por aliados

Ideia do presidente da França é rechaçada

Foto: Instagram | Reprodução
Zelensky, presidente da Ucrânia, e Macron, da França

Diversas lideranças ocidentais vieram a público nesta terça-feira (27) para rechaçar a hipótese de enviar tropas à Ucrânia, ventilada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, durante uma reunião em Paris na noite anterior.

Durante o encontro, o líder francês destacou que o principal objetivo é "evitar que a Rússia vença a guerra" e, para isso, os aliados de Kiev não podem excluir a possibilidade de mandar soldados para o território ucraniano. "Hoje não é consenso, mas nada pode ser excluído", disse Macron na ocasião.

A ideia, no entanto, foi rechaçada de forma praticamente unânime pelos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a começar pelos Estados Unidos.

Um funcionário da Casa Branca citado pela Reuters garantiu que os EUA não têm intenção de mandar tropas à Ucrânia, e o próprio secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, assegurou que não há planos nesse sentido.

Já o poder Executivo da União Europeia disse que o tema "não foi discutido" no bloco, enquanto o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, declarou que "nenhum soldado" da Otan ou da UE será enviado para a Ucrânia.