Escavações em um sítio arqueológico no centro da Itália revelaram dois esqueletos da Alta Idade Média abraçados, provavelmente uma mãe que aperta um filho contra o peito.
A sepultura foi localizada na cidade de Fano, na província de Pesaro Urbino e, de acordo com arqueólogos, não possui bens funerários, portanto é difícil estabelecer com exatidão a idade das ossadas, mas análises estratigráficas colocam sua origem entre os séculos 6 e 10 da era comum.
"Sabemos com certeza que trata-se de um adulto e um menino, e as primeiras informações indicam que o adulto parece ser efetivamente uma mulher, ainda que, para garantir que seja a mãe, seja necessário analisar o DNA dos restos mortais", disse à ANSA a arqueóloga Ilaria Venanzoni, da Superintendência de Belas Artes das províncias de Ancona e Pesaro Urbino.
"De qualquer maneira, é plausível que seja um familiar abraçando o menino", acrescentou. No mesmo local, durante a reforma da pavimentação de uma praça em Fano, foram encontrados recentemente outros dois túmulos com um feto e um recém-nascido.
"Nesta zona, escavações do passado também já haviam identificado restos romanos talvez pertencentes a uma casa ou uma estrutura termal", declarou Venanzoni.