Educação / Mundo

Projeto seleciona mil jovens africanos para cursos no Brasil

Iniciativa é organizada pelo Instituto Brasil África

Foto: Instituto Brasil-África
Estudante africana

A edição deste ano do Programa de Capacitação Técnica de Jovens (YTTP, na sigla em inglês) deverá receber mil jovens de países africanos com idades entre 18 e 39 anos.

Organizado pelo Instituto Brasil África (Ibraf), o YTTP irá selecionar os candidatos para treinamentos no Brasil em áreas nas quais o país é um importante ator global.

Neste ano, o foco do projeto será em agricultura e desenvolvimento rural, com abrangência, também, para saúde, educação, tecnologia da informação, esporte e empreendedorismo. O primeiro grupo de jovens deverá chegar ao Brasil já em junho.

Em comunicado emitido pelo Ibraf, a instituição afirma que o lançamento do YTTP será nesse sábado (17 de fevereiro), em Adis Abeba, na Etiópia, durante a 37ª Sessão Ordinária da Cúpula da União Africana. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estará na cúpula e foi convidado a participar do lançamento do YTTP.

Além de Lula, foram convidados para o evento e confirmaram presença, o diretor-geral do Instituto Internacional de Agricultura Tropical, Simeon Ehui; o diretor de Agricultura do Banco Africano de Desenvolvimento, Martin Fregene; e o presidente Global do Fairfax Africa Fund, Zemedeneh Negatu.

A edição deste ano do YTTP conta com apoio, segundo o Ibraf, dos Emirados Árabes Unidos. Conta também com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “O lançamento do YTTP durante a cúpula é absolutamente oportuno, uma vez que o evento, este ano, debate a educação e a presença do presidente Lula reforça a retomada das relações entre o Brasil e a África”, afirmou o presidente do Ibraf, João Bosco Monte, na nota enviada pelo instituto.

De acordo com informações do Ibraf, os candidatos serão escolhidos pelo instituto e parceiros por meio de uma seletiva que será divulgada no site e nas redes sociais do Ibraf. Os aprovados receberão o treinamento no Brasil entre 2024 e 2025,  conforme sua área de atuação e seu país de origem, e ficarão no Brasil por um período entre duas e três semanas