Carnaval / Cidade

Carnaval de Salvador atrai a atenção da mídia internacional

A folia em Salvador tem 2.700 horas de música

Foto: Lucas Moura
Trio elétrico puxa foliões no carnaval de Salvador

A história do trio elétrico de Dodô e Osmar e a importância do equipamento para o Carnaval de Salvador e de todo o país chamou a atenção da imprensa internacional. A Associated Press (AP), agência de notícias americana com sede na cidade de Nova York e que produz reportagens para os jornais diários e emissoras de rádio e televisão dos Estados Unidos, publicou uma reportagem, neste sábado (10), sobre a evolução do “carro de som” mais famoso do planeta.

Com o título: “Como um Ford decadente lançou uma revolução musical que varreu o Carnaval do Brasil”, a matéria conta a história dos "gigantescos caminhões de som conhecidos como trios elétricos". O texto exalta a origem dos palcos "andantes", em Salvador, criados na década de 1950 por Adolfo do Nascimento (Dodô) e Osmar Macedo, e a importância da inovação para popularizar o Carnaval, tornando-o mais acessível para todos os públicos

À reportagem, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, comentou sobre a criação de Dodô e Osmar. "O avanço constante dos trios elétricos significava que qualquer pessoa, rica ou pobre, poderia chegar perto o suficiente da música para senti-la pulsar no corpo".

Leia Mais

Ainda no texto, a agência de notícias cita os dois principais circuitos, Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), e explica que os trechos recebem os nomes dos responsáveis por dar pontapé inicial ao trio elétrico, em torno de um Ford T 1929. Nas sete décadas após a sua criação, o trio elétrico evoluiu e se tornou um elemento constante nas festividades carnavalescas, atraindo milhões de pessoas de todos os lugares do mundo.

“É um momento muito especial para Salvador. A cidade está sendo reposicionada como um dos principais destinos turísticos do Brasil, sobretudo neste período de Carnaval, quando a gente destina um grande esforço na plataforma de eventos, por meio das festas populares. Isso contribui bastante para a economia da cidade. É muito importante essa projeção internacional, e nesse caso especificamente de um dos patrimônios da nossa folia momesca, que é o trio elétrico, responsável por despertar o interesse e a curiosidade mundo afora, ajudando a promover a nossa festa”, destacou Isaac.

Contando os cinco dias de pré-Carnaval e mais seis dias da folia oficial em 2024, são esperados cerca de 2.700 horas de música, mais de 400 atrações em palcos temáticos em bairros (Cajazeiras, Itapuã, Paripe, Boca do Rio, Piatã, Pau da Lima, Rio Vermelho, Centro Histórico, Liberdade, Plataforma, Itaigara, Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Ilha de Bom Jesus dos Passos) e mais de 700 atrações nos oito circuitos oficiais (Dodô, Osmar, Batatinha, Sérgio Bezerra, Mãe Hilda, Orlando Tapajós, Mestre Bimba e Riachão).