O Itabaiana é o atual campeão sergipano
O Campeonato Sergipano 2024 tem início marcado para o próximo sábado (13), dando pontapé inicial para a 101ª edição da história. O Portal Futebol Interior lista, abaixo, todos os 10 participantes, com relação da melhor e última campanha, último — se conquistou — título e número totais de participações.
América de Propriá – Garantindo permanência no Sergipano após levar a melhor no play-off de rebaixamento, o Tricolor da Ribeirinha busca melhor momento nesta temporada. Foi campeão em 2007, quando somou sua segunda conquista, e fará agora sua 18ª presença.
Atlético Gloriense – O representante de Nossa Senhora da Glória busca ainda ter seu título inédito e, para isso, tenta esquecer a 6ª posição de 2023. Com apenas quatro participações, o Touro almeja melhor momento em 2024.
Carmópolis – Único estreante e mais novo do certame, com menos de dois anos de fundado, o clube tem como meta principal a formação de jogadores. No entanto, agora disputará a elite do Sergipano ao ser campeão da Série A-2 e tentará ao menos não ser rebaixado.
Confiança – O Proletário é o atual vice-campeão e terá em sua 73ª participação a oportunidade de voltar ao caminho das glórias. Foram 22 títulos conquistados e o último em 2020, apesar de ser o melhor posicionado do estado nacionalmente.
Dorense – Apesar de ter encerrado a 1ª fase da última temporada como lanterna, o Touro do Sertão evitou o rebaixamento ao bater o Freipaulistano no play-off. A equipe estreou na elite em 1993 e tem a 3ª colocação como melhor campanha, almejando o primeiro título.
Falcon – Mais novo do Sergipano, o representante de Barra dos Coqueiros completou recentemente três anos de fundação, mas já vai para sua terceira presença na Série A-1. Na última edição do Estadual, terminou no 5º lugar, buscando voltar ao menos a ser finalista, como em 2022.
Itabaiana – O Tremendão chegou à 11ª conquista ao sair vencedor na última temporada, mesmo tendo 71 participações. O Tricolor da Serra quebrou jejum de 10 anos sem vencer o torneio e projeta manutenção do momento positivo.
Lagarto – Desde que conquistou o acesso, em 2012, o Periquito Atômico nunca foi rebaixado, mas também jamais se sagrou e projeta voltar à final após duas temporadas. Na última, ficou na 3ª posição, quando perdeu para o Confiança nas semifinais do Sergipano.
Olímpico – Vice-campeão da Segundona, o time de Itabaianinha disputará o certame pela 19ª oportunidade em toda história. Os azulinos, que nunca foram campeões, retornam à elite depois de quatro anos à final desde 1996, quando ficaram com o vice-campeonato.
Sergipe – Capitaneado pelo experiente Marcelo Martelotte, o Gipão é o maior campeão e o único a disputar todas as edições do Estadual. Foram 37 títulos conquistados, chegando para 2024 do vice sofrido na última temporada.
Na primeira fase, as 10 equipes se enfrentam em jogos de ida. Os dois primeiros colocados garantem classificação direta para as semifinais, enquanto terceiro, quarto, quinto e sexto colocados se enfrentam em um mata-mata, em jogos de ida e volta, para decidir as outras duas vagas.
Os quatro últimos colocados também disputam um mata-mata e os perdedores serão rebaixados para a segunda divisão.
Confira os jogos da primeira rodada:
-- Dia 13, às 16h, no Editon Oliveira – Atlético Gloriense x Sergipe
-- Dia 13, às 18h, na Arena Batistão - Falcon x Dorense
-- Dia 14, às 15h30, a definir – América de Propriá x Lagarto
-- Dia 14, às 16h, a definir – Itabaiana x Carmópolis
-- Dia 17, às 20h15, Arena Batistão – Confiança x Olímpico