Mundo

É morto o terrorista que obrigava civis a ficarem em hospital de Gaza

A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel

Foto: FDI
Soldados de Israel se aproximam de hospital na cidade de Gaza
Foto: FDI

Ahmed Siam

Um ataque com aviões das Forças de Defesa de Israel matou Ahmed Siam, responsável por manter aproximadamente 1.000 residentes e pacientes de Gaza como reféns no Hospital Rantisi, e impedir a sua evacuação para o sul.

A informação foi confirmada neste sábado (11 de novembro).

Siam era comandante da Companhia Naser Radwan do Hamas e é outro exemplo de como o Hamas utilizou civis em Gaza como escudos humanos para fins terroristas.

Segundo Israel, centros de comando do Hamas se localizam nos subterrâneos dos hospitais.

Em entrevista ao Wall Street Journal, um oficial sênior de Israel disse que os reféns sequestrados pelo Hamas podem estar nas estruturas subterrâneas do hospital Al-Shifa, o que torna difícil planejar uma operação naquele complexo.

Na Faixa de Gaza, o Hamas assumiu o controle das ambulâncias, que são utilizadas para transportar seus terroristas.

Um vídeo divulgado pelos próprios terroristas do Hamas mostra que eles estão combatendo vestidos como civis. Quando acabam as munições, jogam as armas fora e se misturam com os civis que eles obrigam a permanecer na área como escudos humanos, reagrupando-se minutos depois e voltando ao combate. 

Civis

Israel colocou em ação pausas táticas diárias em áreas designadas para facilitar a evacuação segura de civis.

O corredor de evacuação permanecerá aberto entre as 9 e as 16h. 

As "pausas táticas nas atividades militares" vão acontecer no campo de refugiados de Jabaliya entre 10h e 14h, para que os residentes possam chegar aos corredores humanitários e partir rumo ao sul.

Quem estiver sendo impedido pelo Hamas de sair da área sob ataque pode entrar em contato com as Forças de Segurança através do número +97250-341-0322 ou do canal Telegram - @gaza_saver.

Milhares de palestinos estão utilizando os corredores seguros estabelecidos por Israel em direção ao sul do território.

Nas últimas 24 horas os soldados israelenses neutralizaram células terroristas, assumiram o controle de 11 postos do Hamas, neutralizaram um veículo equipado com explosivos, destruíram uma rota de túnel, atingiram instalações de armazenamento de armas do Hamas a alvos militares dentro do acampamento Al-Shati.

A Força Aérea Israelense já realizou cerca de 5 mil ataques em coordenação com as forças terrestres. Isso inclui cerca de 3.300 ataques de aviões de combate, aproximadamente 860 de helicópteros de combate e mais de 570 de drones.

Esses ataques visam neutralizar ameaças em tempo real, oferecendo suporte rápido e eficaz às forças terrestres, com um tempo de resposta de aproximadamente 6 minutos.

Vítimas

Israel reviu para baixo o número de vítimas dos ataques do Hamas no mês passado no sul de Israel, de 1,4 mil para 1,2 mil, de acordo com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

"Este é o número atualizado. Isso se deve ao fato de haver muitos corpos que não foram identificados e agora acreditamos que pertencem a terroristas, não a vítimas israelenses", esclareceu o porta-voz do ministério, Lior Haiat.