Mundo

Brasileiros ficam de fora da sexta lista de autorizados a deixar Gaza

601 cidadãos de outros países saíram nesta quarta-feira (8)

A Embaixada do Brasil na Palestina informou que os 34 brasileiros e parentes (18 crianças, 10 mulheres e 6 homens) que permanecem no sul da Faixa de Gaza ficaram de fora da sexta lista de pessoas autorizadas a deixar o território.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o governo de Israel tinha prometido liberar hoje o grupo, que permanece nas cidades de Rafah e Khan Yunis, perto da fronteira com Egito.

A assessoria do Itamaraty informou que as negociações para a saída dos brasileiros do enclave continuam sendo feitas com autoridades dos países envolvidos, por meio das embaixadas do Brasil no Cairo, no Egito, em Tel Aviv, em Israel, e em Ramala, na Cisjordânia.

Na lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza nesta quarta-feira, divulgada pelo Escritório da Representação do Brasil, em Ramala, constam 601 estrangeiros. A maioria são pessoas com passaporte da Ucrânia, 228 ao todo. Em seguida, estão os nacionais das Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).  

Segundo o Itamaraty, a lista é feita pelas autoridades israelenses e egípcias. Porém, a Embaixada de Israel no Brasil informou, por meio da assessoria, que elas são preparadas por “entidades e organismos internacionais”. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já conversou sobre a repatriação dos brasileiros com seus colegas de Israel, Egito e da Autoridade Nacional Palestina.

O conflito entre o grupo fundamentalista islâmico Hamas e o Israel começou há um mês e, até o momento, mais de 10 mil pessoas morreram, e cerca de 70% da população do enclave palestino deixaram suas casas.

As forças israelenses anunciaram que um corredor humanitário de norte a sul do enclave foi aberto temporariamente ao longo da estrada Salah ad Din.

Bombardeios

Novos bombardeios foram registrados nesta quarta-feira (8) ao lado da residência de uma das famílias de brasileiros na cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, região para onde as forças israelenses mandam os palestinos se refugiarem.  

O palestino naturalizado brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, fez registro do momento. “Mais um bombardeiro, dia a dia. Ontem à noite estava um terror, muito bombardeio para todo canto”, relatou e vídeo.