Mundo

Israel abre corredor para que civis fujam até o sul da Faixa de Gaza

Caças mataram o responsável pelas operações especiais de segurança do grupo terrorista Hamas

As Forças de Defesa de Israel reabriram uma rota de evacuação para ques os civis possam se deslocar em direção do sul da Faixa de Gaza.

Nesta segunda-feira (6 de novembro) a fronteira do Egito com a Faixa de Gaza, na passagem de Rafah, foi reaberta para a saída de estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade. 

A quarta lista de estrangeiros autorizados a sair, no sábado (4) continha os nomes de 599 pessoas, incluindo 386 dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. 34 brasileiros continuam sem autorização para deixar a Faixa de Gaza. 7 mil estrangeiros querem deixar oa zona de guerra.

Nas últimas 24 horas mais de 450 alvos do Hamas foram atingidos, incluindo complexos militares, postos de observação e de lançamento de mísseis antitanque.

As tropas terrestres de Israel assumiram o controle de um complexo militar do Hamas em Gaza, contendo postos de observação, áreas de treinamento para agentes do Hamas e túneis terroristas subterrâneos, enquanto caças atacavam e matavam Jamal Mussa, responsável pelas operações especiais de segurança do grupo terrorista.

Israel afirma ter matado o comandante do batalhão Deir al Balah do Hamas em um ataque aéreo noturno na Faixa de Gaza. Wael Asfeh, juntamente com outros comandantes da chamada Brigada dos Campos Centrais, era acusado de haver planejado o envio de terroristas das forças de elite Nukhba do Hamas para Israel durante o ataque de 7 de outubro.

Asfeh foi preso por Israel entre 1992 e 1998 por envolvimento em uma série de ataques contra comunidades israelenses.