Artes Visuais

Redes fantasmas são tema de exposição no Projeto Tamar

Instalação é assinada pelo artista Eduardo Srur

Foto: Divulgação
Instalação do artista Eduardo Srur

Segue aberta até 22 de outubro, no Projeto Tamar, em Praia do Forte, visitação à exposição A Arte Salva, como parte da programação do Tamar Cultural, projeto de dinamização dos espaços do Projeto Tamar no Brasil. 

A instalação é assinada pelo artista paulistano Eduardo Srur, que utiliza redes fantasmas (abandonadas) coletadas do mar (uma das maiores ameaças à vida das tartarugas marinhas no Brasil). Também integram a mostra boias salva-vidas originais de uma obra colaborativa realizada em Brasília, em 2011, quando dezenas de pessoas lançaram 360 unidades no espelho d’água em frente ao Parlamento, propondo o resgate da consciência cívica e da percepção humana.

A instalação conta com áudio-guia, tornando-a mais acessível e ampliando a compreensão para os visitantes.

“A exposição se ampara no campo da arte para resgatar os valores da sociedade, a responsabilidade das instituições e o dever de cada pessoa. Penso que o papel da arte é resgatar a consciência do público para questões importantes”, comenta o artista Eduardo Srur.

Dono de um acervo que inclui séries de pinturas, esculturas, fotografias, aquarelas e gravuras, Srur está à frente da Attack Intervenções Urbanas, empresa especializada na concepção e produção de projetos especiais no espaço público que presta suporte para suas intervenções artísticas. Já realizou instalações em grande escala não só na capital paulista, mas em países como Cuba, Argentina, França, Suíça, Holanda, Inglaterra e Alemanha.