Política

Centrão recebe Ministério do Turismo e quer o dos Esportes

Pressão vem após apoio ao governo na Câmara dos Deputados

As derrotas sofridas pelo Planalto em votações na Câmara dos Deputados vieram acompanhadas de pressão por ministérios, feita por integrantes do Centrão.

O União Brasil, que reúne 59 deputados tem representantes no Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional. Daniela Carneiro, do Turismo foi escolha pessoal do presidente Lula, a pasta do Desenvolvimento Regional recebeu indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP) e a Comunicação Social, escolha do partido.

Pressionado, Lula aceitou trocar Daniela pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA). Em nota, o Planalto informou que Lula teve reunião com Sabino e a nomeação para o Turismo sairá no Diário Oficial nos próximos dias.

Como recompensa, há expectativa de a ex-chefe do Turismo ir para a vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados.

Agora, o Centrão mira o Ministério dos Esportes, pressionando pela saída da ministra Ana Moser, após apoiar o governo nas votações da Reforma Tributária e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) na Câmara. 

O presidente do Republicanos em Pernambuco e vice-líder na Câmara, o deputado Silvio Costa Filho, aparece entre os nomes cotados a assumir o cargo.

Nessa terça-feira (11), Ana Moser se reuniu com o presidente Lula e com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.

Mais pressão

Há instabilidade, também, na Caixa Econômica Federal, negada pela presidente do banco, Rita Serrano, ao considerar as especulações sobre sua saída como o desejo de provocar instabilidade no governo.

"Sabemos que todos os nossos cargos são do presidente da República e ele que avalia com relação a se fica, se sai, o que faz", disse, afastando uma saída do cargo. "No caso da Caixa, estamos trabalhando inclusive o dobro."