Tecnologia

Bill Gates mostra quais os riscos e vantagens da inteligência artificial

E se uma futura IA decidir que não precisa mais dos humanos?

Foto: Pexels/Creative Commons
A Inteligência Artificial está começando a controlar o homem?

O que acontece com as pessoas que perdem seus empregos para uma máquina inteligente? A IA poderia afetar os resultados de uma eleição? E se uma futura IA decidir que não precisa mais dos humanos e quiser se livrar de nós?

As perguntas foram feitas pelo fundador da Microsoft, o bilionário americano Bill Gates, em artigo sobre a preocupação levantada em todo o mundo com a verdadeira explosão de programas de inteligência artificial a partir do lançamento do ChatGPT, em 30 de novembro de 2022.

"Não é a primeira vez que uma grande inovação introduz novas ameaças que precisam ser controladas. Já fizemos isso antes", lembra Gates.

"Logo depois que os primeiros automóveis estavam na estrada, houve o primeiro acidente de carro. Mas não banimos os carros — adotamos limites de velocidade, padrões de segurança, requisitos de licenciamento, leis sobre dirigir embriagado e outras regras de trânsito."

Para ele, o futuro da IA ??não é tão sombrio quanto algumas pessoas pensam ou tão otimista quanto outras imaginam. "Os riscos são reais, mas estou otimista de que podem ser administrados."

Muitos dos problemas causados ??pela IA têm um precedente histórico, lembra. "Por exemplo, terá um grande impacto na educação, mas o mesmo aconteceu com as calculadoras portáteis há algumas décadas e, mais recentemente, com a permissão de computadores na sala de aula."

Uma das preocupações levantadas é a de que a tecnologia pode ser usada para espalhar mentiras e desinformação. "As pessoas fazem isso com livros e folhetos há séculos", recorda Bill Gates, destacando que apenas ficou mais mais fácil com o advento dos processadores de texto, impressoras a laser, e-mail e redes sociais.

E a própria inteligência artificial pode ser usada para identificar informações falsas e tentativas de golpe. "Será um processo cíclico: alguém encontra uma maneira de detectar a falsificação, outra pessoa descobre como combatê-la, outra pessoa desenvolve contra-contra-medidas e assim por diante."

Bill Gates também reflete sobre a destruição esperada de postos de trabalho. "Não é a primeira vez que uma nova tecnologia causa uma grande mudança no mercado de trabalho. Não acho que o impacto da IA ??será tão dramático quanto a Revolução Industrial, mas certamente será tão grande quanto a introdução do computador pessoal Os aplicativos de processamento de texto não acabaram com o trabalho de escritório, mas o mudaram para sempre. Empregadores e empregados tiveram que se adaptar, e o fizeram. A mudança causada pela IA será uma transição acidentada, mas há todos os motivos para pensar que podemos reduzir a interrupção da vida e dos meios de subsistência das pessoas."

Muitos professores estão preocupados com as maneiras pelas quais a IA prejudicará seu trabalho com os alunos. Em uma época em que qualquer pessoa com acesso à Internet pode usar IA para escrever um primeiro rascunho respeitável de um ensaio, o que impedirá os alunos de entregá-lo como seu próprio trabalho?

"Isso me lembra a época em que as calculadoras eletrônicas se popularizaram nas décadas de 1970 e 1980. Alguns professores de matemática temiam que os alunos parassem de aprender aritmética básica, mas outros adotaram a nova tecnologia e se concentraram nas habilidades de raciocínio por trás da aritmética", responde Bill Gates.