A Avante, corrente interna do PT, lançou nesse sábado (20 de maio) um processo de encontros municipais na Bahia, durante evento com membros de todo o estado e representantes nacionais.
A ação marca o novo posicionamento da tendência, que se alinha à construção política do Governo de Jerônimo e se dedica ao fortalecimento das políticas públicas do PT na Bahia.
“A Avante aprofundou sua concepção política e nosso objetivo é construir, junto ao Governo de Jerônimo, uma pauta política de fortalecimento do governador, enquanto liderança, e de apoio e participação nos rumos do seu governo. Este é o nosso novo momento, de consolidação de novas estratégias para o PT da Bahia”, declarou o fundador e membro da Executiva estadual e nacional da Avante, Ademário Costa.
Através dos encontros municipais, a Avante vai promover debates com a base em todas as regiões do estado sobre as conjunturas políticas estadual, nacional e, principalmente, municipais, tendo como foco principal as eleições de 2024. A ação também será etapa preparatória para os encontros estadual e nacional da corrente.
O evento, via Zoom, reuniu cerca de 170 participantes, oriundos de 57 municípios da Bahia, além de diversos coletivos, associações, secretarias internas do partido, lideranças nacionais, estaduais e municipais da corrente, mandatos de vereadores e do deputado federal Jorge Solla, principal liderança política da corrente na Bahia.
A Avante foi fundada em 2015 e tem como principal missão a construção interna do PT enquanto partido da luta socialista e atua para o fortalecimento das lutas sociais, pelas igualdades de gênero e racial, pelos direitos da população LGBTQIA+, e contra todas as formas de discriminação.