Começou a 16ª edição do Comida di Buteco, em Salvador. Distribuídos em mais de 30 bairros, com 23 participantes inéditos, os 46 butecos competem na capital soteropolitana, até o dia 7 de maio, concorrendo a uma vaga para a disputa nacional.
Com valor fixo de R$ 30 por prato, os petiscos devem ser baseados no tema escolhido para 2023: ervas e especiarias. Para a avaliação, o público e os jurados podem votar nos butecos participantes analisando as categorias petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.
O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. O buteco que alcançar maior nota em âmbito global, ganha o título de vencedor da edição em nível local, e participa da votação nacional.
Dona do Bar do Chico, Lais Maia conta que antes mesmo de começar oficialmente, poder participar do Comida di Buteco está sendo uma experiência surpreendente. “Tudo está sendo muito novo e gostoso de participar. Estou totalmente totalmente confiante no nosso prato e o concurso trará uma grande visibilidade para nós.”
Trazendo como mote “A vida é feita de buteco!”, Max Rogers, coordenador regional do CdB fala sobre a importância da 16ª edição, e traz uma novidade para ajudar na localização dos butecos participantes em Salvador.
“Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois afinal, ‘a vida é feita de buteco!’ E para facilitar a localização dos butecos em Salvador viemos com mais uma novidade, ‘Mapa do Comida di Buteco 2023’ o público terá a opção de encontrar com maior agilidade os butecos junto com a Sympla. São mais de 1.000 butecos cadastrados em todo o país, com a possibilidade de criar rotas em cada cidade com os principais aplicativos de mobilidade”, explica.
Funcionando como uma competição entre butecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as mais de 40 cidades brasileiras participantes, divididas em 25 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Por isso, a cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor buteco do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros butecos participarem do concurso.
Os butecos participantes são selecionados com um ano de antecedência. Para participar, os butecos - que são indicados pelo público -, são convidados de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. Com participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Na segunda etapa, que ocorre no mês julho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo.
Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.
Primeiro concurso do gênero no país, em sua última edição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: 800 butecos participantes; mais de 9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, 900 mil votos; 10 milhões de alcance nas redes sociais, com 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 9 milhões de pageviews no site; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de 8 mil empregos gerados.
Com o compromisso de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz - Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias.
Ao longo das suas 23 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.
Mas por que “Buteco”?
Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 25 circuitos.