Consumidores cada vez mais informados, criteriosos e preocupados com os cuidados com a pele estão estimulando a indústria da beleza a criar versões de produtos com melhor equilíbrio entre performance e benefícios. Essa procura coloca o mercado de produtos multibenefícios em alta e é tendência em 2023, não só para o Brasil, mas também em outros países, segundo pesquisa da empresa de inteligência de mercado, The NPD Group.
Consumidores agora entendem que para uma boa maquiagem é preciso cuidar da pele também. Com isso, passa a aumentar a procura por produtos que unem as duas categorias, skincare e maquiagem. Para Ana Seccato, Diretora Comercial do The NPD Group no Brasil, diversas marcas focadas apenas em maquiagem começaram a lançar produtos de skincare. “Produtos multibenefícios já são comuns, mas vemos cada vez mais as marcas fundindo as categorias. Podemos ver no mercado várias marcas de luxo que entram com linhas de tratamento, focadas em performance. Algumas lançaram, por exemplo, uma base-sérum, ou seja, com cobertura de base e tratamento concentrado”, afirma.
Segundo levantamento realizado pelo The NPD Group, a categoria de maquiagem vem se fortalecendo nos últimos meses em alguns países, como Argentina, Chile, México, Peru e Brasil. A venda de produtos, que teve uma queda muito forte de 2019 para 2020, por conta do isolamento social, se recuperou a partir de 2021 e vem se mantendo estável no mercado, ainda que em números menores do que no período pré-pandemia. Somente em 2022 as maquiagens foram responsáveis por quase 300 milhões de dólares em vendas nesses países. Já a categoria de skincare representou 210 milhões de dólares em vendas no mesmo período.
Enquanto na Argentina, Chile, México e Peru, as vendas entre as categorias de skincare e maquiagem apontam números semelhantes com metade do mercado para cada uma, no Brasil a categoria que ainda mais se destaca é a de maquiagem, responsável por 76% dos valores das vendas em 2022. Um aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 6% se comparado ao ano de 2020. “Tratamento ainda não é uma categoria tão desenvolvida no Brasil. Temos consumidores que optam ainda por produtos dermatológicos ou manipulados, por indicação médica. Mas o mercado de skincare vem crescendo muito e ganhando espaço no Brasil, em especial nesses últimos anos, muito acelerado pela pandemia”, explica Ana Seccato.
O The NPD Group é uma empresa de inteligência de mercado fundada em 1966 em Port Washington, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e opera em 22 países das Américas, Europa e Ásia. Conta com um portfólio de mais 2 mil empresas em todo o mundo que utilizam os seus dados e insights em mais de 20 setores da indústria e do varejo para medirem, preverem e melhorarem o desempenho de seus negócios. Anualmente mais de 12 milhões de consumidores são entrevistados e mais de 600 mil lojas de varejo são monitoradas globalmente. O grupo ainda oferece soluções analíticas e serviços de consultoria para apoiar na tomada de decisão das empresas de diferentes tamanhos e setores. No Brasil atua com operação própria desde 2016.