
Daniele Martins
Seja nos grandes centros ou nas cidades do interior, não importa aonde você vai pular o carnaval no Brasil. Em qualquer lugar que exista uma folia existe também a presença de profissionais, muitas vezes invisibilizados, que fazem toda a diferença para que a festa seja completa: os vendedores. Não por outra razão, as prefeituras de todo o país que promoverão festas de carnaval já realizaram os cadastros de vendedores para atuar nas festas.
Neste ano, um novo fator chamou atenção, as mulheres vendedoras serão maioria atuando no carnaval carioca. No Rio de Janeiro, pela primeira vez, o número de mulheres que trabalharão com vendas no carnaval de rua será o maior da história. Dos mais de 38.577 dos vendedores cadastrados, 55% dos nomes sorteados e credenciados são de mulheres, segundo dados da Dream Factory.
Pensar a importância dos vendedores para os períodos festivos do Brasil é extremamente necessário. Sem os vendedores seria impossível realizar uma festa da grandeza do carnaval. Uma carreira extremamente relevante para a economia mas que nem sempre recebe o devido reconhecimento por sua importância. Fala-se sempre do ponto de vista do consumidor, dos lojistas, e até mesmo dos foliões, mas pouco se fala dos vendedores, estes que são a alma do carnaval brasileiro.
A carreira de vendas traz consigo uma alta pressão na performance de vendas e cumprimento de metas. Dados recentes da State of Sales, realizados pela Salesforce, mostram que 69% dos vendedores afirmam que vender no Brasil está mais difícil. A pressão do alcance de metas foi um dos principais fatores destacados pelo vendedores. Menos de três em cada 10 entrevistados brasileiros (29%), destacaram essa alta na sua expectativa no trabalho.
Dos desafios da carreira de vendas, está a nova adaptação das empresas em relação aos novos formatos nas vendas. Em períodos festivos, por exemplo, é muito recorrente que os vendedores estejam submetidos a uma pressão incalculável. Diversas técnicas de venda, aplicação de metas e uma busca cada vez mais incessante pela melhoria no resultado, faz com que estes profissionais sejam mais importantes nestes períodos do ano. São fatores assim que causam desgaste nos profissionais e afeta diretamente no resultado do seu desempenho.
Estar bem consigo e com as pessoas que se ama é a melhor maneira de aproveitar o sucesso conquistado. A autogestão emocional é fundamental para que os vendedores brasileiros sigam entre os melhores do mundo. Vendas mexem com as emoções, não é uma coisa fácil. Os vendedores vão do céu ao inferno no mesmo dia. Para quem procura performar em altíssimo resultado de vendas é crucial exercitar essa habilidade. Não conheço grandes vendedores que sejam referência sem que tenham uma autogestão emocional bem estabelecida.
Com as técnicas ideais, os vendedores alcançam números impressionantes. Na Sales Prime, vimos crescer a procura por profissionais em busca de aumentar suas competências e qualificação. A carreira de vendas precisa alcançar a respeitabilidade e a valorização que merece no Brasil. Não há mais espaço para não considerarmos os vendedores no centro do processo empresarial e econômico. Precisamos pensar no bem estar e na prosperidade destes trabalhadores da venda para não estarmos atrás do que já vem acontecendo no resto do mundo.