Gastronomia

Como cuidar da alimentação durante a folia

Para garantir o pique é importante manter refeições variadas, equilibradas e hidratação   

Foto: Divulgação
Alimentação no carnaval

Após dois anos de “jejum” por conta da pandemia, os foliões vão poder voltar a curtir o Carnaval de Salvador. Para quem pretende aproveitar vários dias da festa momesca, que acontece na estação mais quente do ano, é importante manter uma alimentação rica em nutrientes e boa hidratação. Sendo assim, não é indicado, por exemplo, fazer jejum ou uma dieta low carb para ir atrás do trio. Afinal, os carboidratos são fonte de energia e ajudam a manter os níveis de glicose no sangue. O consumo excessivo de álcool e gorduras são vilões e podem estragar a festa.  

Com o gasto energético maior, a professora do curso de Nutrição da UNIFACS, Gabriela Nobrega, diz que, para garantir disposição, é importante manter refeições variadas e equilibradas. No café da manhã, frutas; vitamina ou shake com proteína ou aveia, frutas e mel; ovos; crepioca ou tapioca recheada com peito de frango ou queijo com ovos são boas pedidas. No almoço, salada cozida com ervilha ou grão de bico; arroz integral ou macarrão integral e peito de frango grelhado ou bife acebolado são opções nutritivas. Para o lanche, castanhas, sucos ou frutas e sanduíche natural de frango ou atum com cenoura são bem-vindos.  

Sobre quantas alimentações são indicadas por dia, a professora da UNIFACS diz que isso depende do ritmo e da necessidade de cada folião. “Para quem vai curtir os blocos de rua, é importante garantir, pelo menos, três refeições. Para quem vai a camarote, como alguns tem alimentação, se possível, coma ao chegar ao local, antes de beber. Fique atento à refrigeração e manipulação de frios e comida japonesa”, orienta.  

Para a hidratação, Gabriela Nobrega diz que água de coco; suco da fruta, como melancia ou abacaxi com hortelã e gengibre; e água aromatizada são excelentes opções. “A quantidade de líquido a ser consumida depende de cada indivíduo. O ideal é manter o equilíbrio, mas é preciso cuidar da hidratação e beber água sempre que possível”, frisa.  

Além do documento de identidade, é possível ter em mãos petiscos saudáveis. A professora diz que lanches práticos como barra de proteínas e frutas, a exemplo de banana, maçã, tangerina, pera e castanhas, são opções interessantes.  

Quem vai consumir bebida alcóolica pode evitar mal-estar se alimentando antes de beber, comendo petiscos leves enquanto estiver bebendo e, sempre que possível, ingerindo água. Algo a ser evitado, de acordo com a especialista, são as preparações com molho, maionese e frituras. “No mais, é curtir com alegria”, arremata.  

Resumo de dicas importantes:  

- Beba bastante água;  

- Pegue leve no consumo de bebidas alcóolicas;  

- Evite alimentos gordurosos;  

- Observe as condições de higiene do local se for comer na rua;  

- Consuma alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras e legumes;  

- Faça um café da manhã reforçado, com frutas, raízes e ovos, por exemplo;  

- Leve petiscos saudáveis, como barrinhas de proteínas e frutas;  

- Descanse o corpo antes e depois da folia.