Em tempos tão confusos nos quatro cantos do mundo, refletir sobre a paz é tarefa das mais urgentes. Pensando nisso, a Brahma Kumaris apresenta a exposição “Paz em todas as línguas ”, com abertura amanhã, 13 de janeiro, às 15h, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho). A mostra coletiva - que fica em cartaz até 15 de março - conta com algumas instalações e obras interativas e pretende encantar, surpreender e inspirar o público a assumir também a tarefa de se tornar um pacificador.
A mostra conta com dois espaços, um contemplativo e outro denominado Espaço Jovem, mais interativo. Entre as obras do espaço contemplativo, destaque para a “Oceano de Conhecimento ”, com oito telas penduradas sobre um imenso painel do Oceano que trazem reflexões sobre alma e matéria (Consciência de Paz), de onde viemos e para onde vamos (A Morada da Paz), a lei da causa e efeito (Ações de Paz), etc.
No mesmo local, um outro painel do mar ainda maior faz um convite à contemplação: “ Mergulhe no Oceano de Paz". Outra obra é “A tenda da paz/ Gire a paz em silêncio”, uma tenda branca de meditação com iluminação e música ambiente para meditação. Já o Espaço Jovem é um ambiente lúdico e divertido com uma imensa projeção de um clipe feito em Stop Motion por Alex Pochat com canção de Fábio Cascadura em interpretação de Alex Pochat e os 5 elementos (E assim deve ser/ Que essa canção traga paz).
Já na obra “ Pinte a Paz”, as pessoas podem colorir um painel na parede enquanto pensam no tema da paz. Na obra “ Pacifique sua Vida”, pode-se girar uma roda na parede e refletir sobre como pacificar as diversas áreas da vida. Há ainda um espaço central para sentar e fazer pinturas e desenhos sobre paz; o “Paz em todas as línguas” é a obra que dá nome à exposição: diversas caixas nas quais se pode ler depoimentos de jovens de várias partes do mundo compartilhando suas experiências de como pacificam suas vidas.
“O propo?sito da exposição e? oferecer inspiração e também algumas pistas sobre a verdadeira natureza e o poder da paz que cada indivíduo ja? carrega em si. Ela pretende mostrar um “espac?o interior”, onde sempre se poderá encontrar paz. “Cada ser humano e? um ‘pacificador’ em potencial no mundo de suas casas e de seu trabalho, bem como no pro?prio mundo. Mas primeiro e? preciso redescobrir a paz interior e conhecer seu poder. E? uma descoberta razoavelmente fa?cil. Mas requer uma tomada de consciência”, comenta Goreth Dunningham, coordenadora do Brahma Kumaris, unidade Pituba.
A Brahma Kumaris é um movimento espiritual difundido por mais de 110 países, com sede em Mount Abu (Índia), escritórios em Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Nairóbi (Quênia), Nova York (EUA) e Sidney (Autrália). A BK promove meditação, a prática filosófica da Raja Yoga, retiros espirituais, iniciativas ambientais, projetos educativos, culturais e artísticos. Mais informações: www.
Responsável por receber a exposição, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) está sediada em uma das mais importantes edificações do Centro Histórico de Salvador, o Centro Cultural Solar Ferrão. Unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Solar Ferrão é uma construção de seis pavimentos originária do século XVII, instalada no declive entre o Pelourinho e a Baixa dos Sapateiros, e tombada desde 1938 como Patrimônio Nacional pelo IPHAN/MinC.
Exposição Paz em Todas as Línguas
Período: de 13 de janeiro a 15 de março de 2023
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 -Pelourinho)
Mais informações: 3356-3900
Entrada franca
Visitação: de terça-feira a sexta-feira , das 10h às 16h., sábados das 12 às 16h
Acesse as redes sociais da DIMUS:
Blog: https://dimusbahia.
Facebook: dimusbahia.
Instagram: @museusdabahia