A Ava Galleria apresenta a exposição "Identidade na Arte", com trabalhos de artistas plásticos nacionais e internacionais, com o objetivo de mostrar que a arte está diretamente ligada à história e à cultura de uma pessoa ou de uma nação, através de características específicas em cada obra exposta.
A mostra, com curadoria de Edson Cardoso e produção de Renata Costa, pode ser visitada a partir do dia 19 de janeiro, até 04 de março de 2023, no Centro Cultural Correios RJ, de terça a sábado, das 12h às 19h.
Dentre os artistas brasileiros estão Adilson Barbosa, Alzira Chaloub, Ana Kariri, Ângela Vielitz, Carla Senna, Carol Couri, Daniel Novais, Daniele Bloris, Deborah Netto, Giselle Parno, Henrique Hammler, Liana González, Mara Estela, Marcelo Côrtes, Marcelo dos Santos, Marcelo Duprat, Marcelo Galvão, Márcio Goldzweig, Mariah Campolina, Mário Marques, Marlene Blois, Monsyerrá Batista, Neuza Nazar Petti, Renata Costa, Rosa de Jesus ( in memoriam ) e Walle Oliveira
Artista holandês: Adriano Antoine
Alemão: Michael Müller
Argentino: Fernando Grilli
Portuguesa: Xana Boarotto
Finlandês: Antti Raitala
A exposição Identidade na Arte surge para mostrar ao público em geral o que é uma identidade artística, esse conjunto de características exclusivas que destacam o artista das demais, tornando-o único em sua performance. O traço que um artista demonstra em sua obra, quando é único, cria uma identidade, podendo ser comparado a uma assinatura, assim definirmos como sua identidade artística. sabemos, que a arte (entre outras coisas) expressa a identidade cultural de um povo, suas raízes, valores e sua história. Assim o artista quando cria uma identidade, cria uma história.
A exposição reúne diversas formas de expressão, mostrando tanto num nível individual como também no coletivo. Nessa mostra, teremos um texto acompanhando a obra, mostrando uma história por trás de cada obra. Acreditamos que a arte contemporânea, nos governa com um regime de singularidade, valorizando o que é fora do comum, o único, o atípico. A arte tem ainda a responsabilidade de um processo criativo que leva o desenvolvimento de uma nação e promove o crescimento cultural de um povo A identidade de uma obra, pode muitas vezes contribuir para uma marca cultural de um povo.
Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro.
Instagram: https://www.instagram.com/ava_galleria/
Facebook: https://www.facebook.com/avagalleria/
Site: http://www.avainternationalgallery.com/
E-mail: ava@avainternationalgallery.com
Exposição: Identidade na Arte
Artistas:
Brasileiros: Adilson Barbosa, Alzira Chaloub, Ana Kariri, Ângela Vielitz, Carla Senna, Carol Couri, Daniel Novais, Daniele Bloris, Deborah Netto, Giselle Parno, Henrique Hammler, Liana González, Mara Estela, Marcelo Côrtes, Marcelo dos Santos, Marcelo Duprat, Marcelo Galvão, Márcio Goldzweig, Mariah Campolina, Mario Marques, Marlene Blois, Monsyerrá Batista, Neuza Nazar Petti, Renata Costa, Rosa de Jesus ( in memoriam ) e Walle Oliveira.
Abertura: 19 de janeiro de 2023 às 16h
Visitação: 19 de janeiro a 04 de março de 2023
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h, exceto feriados
Local: Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Tel: (21) 2253-1580
Curadoria: Edson Cardoso.
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.