O Palacete das Artes abriga a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, como parte das comemorações pelos 145 anos de fundação da Escola de Belas Artes da Ufba. Durante a abertura haverá a apresentação da Orquestra de violões da Escola de Música da UFBA.
A mostra reúne obras produzidas no decorrer dos 70 (setenta) anos de vida artística de Juarez Paraiso, atuando como desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor, diretor...
É uma grande oportunidade para que o público possa conhecer e admirar o trabalho laborioso e dedicado a cada obra concebida e realizada pelo artista. Assim, poder ver de perto as linhas sinuosas e rebuscadas dos seus desenhos, as ricas texturas trabalhadas em preto e branco nas gravuras, as cores vivas nas pinturas, as formas expressivas das esculturas, a harmonia das formas orgânicas na arte ambiental e nos murais e painéis artísticos, como também sentir a renovação das composições por conta da arte digital, produção iniciada a partir dos anos 1990, dando continuidade à rica trajetória do Artista Juarez Paraiso na contemporaneidade.
Juarez Paraiso atuou por 40 anos como professor na Escola de Belas Artes da UFBA e, mesmo se aposentando em 1996, continuou contribuindo e colaborando com a instituição em pleno vigor e maturidade criadora. Nesse sentido, o papel do profissional Juarez Paraiso sempre foi de extrema importância no panorama artístico cultural da Bahia e do Brasil.
A coordenação geral da exposição é do diretor da EBA, professor Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira, com curadoria dos professores Doutores Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais.