Moda

Você conhece a costura criativa ?

Ela pode ajudar a fazer a vida mais leve

Foto: Divulgação
Amanda Ansaldo

A correria desenfreada do dia a dia tem contribuído para o aumento dos casos de ansiedade e depressão. Hoje, é muito comum ouvirmos as expressões: “Estou ansiosa!” ou “Estou angustiada”. Para escapar desses sintomas da sociedade atual, muitas pessoas estão recorrendo a uma prática antiga, que cada vez ganha mais adeptos entre diferentes faixas etárias: a costura. Mais que transformar tecidos em peças úteis e bonitas, esta técnica artesanal revigora mentes, proporcionando dias mais leves e felizes.

A empreendedora Amanda Ansaldo, que está à frente da empresa Passo a Passo Criativo, ensina diariamente a fazer projetos práticos de costura criativa. São panos de prato, nécessaires, bolsas, entre outros acessórios surpreendentes, que encantam pela didática simples e envolvente que Amanda adota. Não é à toa que somente no Instagram, o perfil @passoapassocriativo possui mais de 587 mil seguidores!

Recentemente, Amanda Ansaldo realizou uma pesquisa com a sua audiência para saber os motivos que levavam os seguidores a acompanharem seus passos criativos diariamente. Como já era esperado, 28,7% enxergam a costura como uma atividade terapêutica. “Sempre recebo mensagens de pessoas que fazem da costura criativa uma atividade para ajudar na saúde mental”, reforça Amanda.

O barulhinho da máquina de costura torna-se um acalento para a alma. É como se todos os problemas do dia ficassem guardadinhos para ceder espaço apenas para o vai e vem das agulhas. Para comprovar esse fato, pesquisa apresentada em março de 2022 pela OMS – Organização Mundial de Saúde – revela que atividades artísticas em situações de emergência, como a prática de artesanato, ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade e até de dores crônicas, tanto para crianças quanto para adultos.

Amanda Ansaldo conhece de perto esses benefícios da arte. Formada em Jornalismo com pós-graduações em criação de Imagem e Som e também em Gestão pela Eca/USP, ela optou por seguir as possibilidades que a costura oferece do que viver os dias frenéticos que a profissão de jornalismo muitas vezes exige. “A costura criativa também pode ser uma ótima fonte de renda. Hoje, tendo o meu próprio negócio nesse mercado artesanal, consigo flexibilizar os meus horários e ainda acompanhar o crescimento dos meus filhos”, diz a especialista que tem como o propósito transformar vidas por meio da costura.

“Seja para ter uma possibilidade de fonte de renda, seja para usufruir dos benefícios para a saúde mental, a costura realmente pode salvar vidas”, conclui Amanda.

 

 

Sobre Amanda Ansaldo:

Jornalista com pós-graduações em criação de Imagem e Som e também em Gestão pela Eca/USP, além de Direção para Vídeo e TV.

 

Formada também em Corte e Costura, passou por treinamentos certificados pela American Crats, Sizzix, Scrap Brasil e Prima Certified Educator.

Instagram: @passoapassocriativo

Youtube: Passo a Passo Criativo

TikTok: @amanda.ansaldo