Levantamento feito por Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, apontou uma alta expectativa de buscas entre datas especiais. Em 2021, a Black Friday, por exemplo, aqueceu a temporada de compras e 54% dos compradores nesse período voltaram ao Mercado Livre no Natal. Para este ano, 90% dos entrevistados farão alguma compra online para presentear em dezembro.
A pesquisa, encomendada pelo Mercado Livre ao Instituto Ipsos, realizada no mês de agosto, revela que a busca online faz parte da maioria das jornadas de compra que ocorrem com antecedência, iniciando antes mesmo da Black Friday. Os sites de e-commerce são os preferidos para começar a procurar pelos presentes de final de ano. Dos respondentes, 94% farão alguma busca online para presentear no Natal.
O Mercado Livre tem a maior audiência entre os e-commerces, com mais de 88,3 milhões de usuários únicos e 36 compras por segundo em sua plataforma. De acordo com dados internos, 53% dos brasileiros declararam que já trocaram de marca porque foram impactados por um anúncio no Mercado Livre.
“Por isso, é tão recomendável fazer comunicações consistentes com as soluções de anúncio de Mercado Ads. Product Ads, por exemplo, ajuda a destacar os produtos nas posições 1 e 2 dos resultados de busca, e nas páginas de produto próprias e dos concorrentes. Além disso, impulsiona resultados de vendas – quem atuou com Product Ads em dezembro de 2021 atraiu 21% mais novos compradores em relação aos três meses anteriores ao Natal, e cresceu em faturamento 2 vezes mais em comparação a quem não atuou com a ferramenta para alavancar seus anúncios.”, avalia Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.
Planejamento
De acordo com dados internos do Mercado Livre, 56% dos compradores pesquisam com mais de três semanas de antecedência as compras de dezembro. O levantamento também mostra que as pessoas compram para presentear os outros e a si mesmas. Do total, 56% afirmaram que vão comprar presentes para amigos e familiares, 54% comprarão produtos de uso pessoal que farão parte das festas de fim de ano e férias de verão, 51% terão como foco alimentos e bebidas para as festas de dezembro e 45% farão compras para casa com a intenção de receber amigos e familiares para as festividades.
Outro dado relevante aponta que o Natal estimula compradores a fazerem mais pedidos no mês de dezembro em relação aos três meses anteriores do ano. O levantamento também aponta que há um crescimento no número de vezes em que um usuário compra no Mercado Livre para a data: 1 pedido (+6%), 2 pedidos (+10%), 3 pedidos (+12%), 4 pedidos (+14%) e 5 ou mais pedidos (+20%). E os três fatores que mais influenciam os compradores na hora de tomar uma decisão de compra no Mercado Livre anúncios com informação detalhada do produto (52%), desconto atrativo (47%) e anúncios que mostram um produto que é relevante para o consumidor (38%).
Campanha de Natal
Com a chegada do final do ano, além das festas, compromissos e o clima natalino que surge naturalmente em dezembro, este 2022 tem um ingrediente especial: um mundial de futebol acontecendo no mesmo período, o que adiciona ainda mais emoção na vida dos consumidores. Afinal, entre o campeonato e o Natal restarão apenas seis dias. Com tanta agitação, o Mercado Livre mostra que é o destino ideal para as compras que precisam ser feitas em tão curto espaço de tempo em sua campanha regional “Tudo o que você precisa a tempo do Natal”. A ação também destaca os atributos funcionais da marca como entrega rápida e o maior sortimento da América Latina, bem como ofertas com até 60% de desconto ao longo do mês.
Com o mote “O futuro começa pelo presente”, o Mercado Livre também está com uma campanha de Natal que busca incentivar a compra de presentes mais sustentáveis neste final de ano, conectando consumidores com marcas que geram impactos socioambientais positivos. As sugestões estão reunidas na seção de produtos sustentáveis da plataforma que, até o dia 25 de dezembro, oferece descontos de até 40% nos mais diversos itens, como roupas, cosméticos, alimentos orgânicos, produtos reutilizáveis ou até mesmo feitos por empreendimentos sociais da Amazônia.
Fonte: estudo realizado pela IPSOS - Exclusivo para o Mercado Livre - Campo Agosto 2022
Sobre Mercado Ads
Mercado Ads é a unidade de negócios do Mercado Livre dedicada ao desenvolvimento e comercialização de soluções de publicidade dentro da plataforma. Oferece soluções de Branding e Performance em toda a jornada de compra, para que marcas, agências e vendedores alcancem milhões de compradores que estão descobrindo e comprando todos os dias. Além disso, fornece dados e Insights exclusivos sobre o comportamento do usuário, permitindo maior eficácia nas campanhas. O Mercado Ads integra o ecossistema do Mercado Livre, empresa líder em tecnologia de e-commerce e serviços financeiros na América Latina que atende milhões de usuários e oferece soluções para que pessoas físicas e jurídicas possam comprar, vender, anunciar, enviar e pagar por produtos e serviços na Internet.