Para comemorar o mês da consciência negra, o Shopping da Bahia (SDB) realiza a sexta edição do projeto AFROBAHIA entre os dias 18 e 30 de novembro. Com curadoria do Instituto Iris, parceiro social do Shopping da Bahia, e do personal stylist Fagner Bispo; o projeto realiza uma exposição fotográfica com colaboradores negros do shopping na Alameda Calazans Neto, 2º piso.
A população preta ou parda representa 54% dos habitantes do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Salvador, esse número chega a 82%. Esse ano, com o mote “Afrocentricidade”, o projeto apresenta uma forma de ver e analisar o mundo tendo a perspectiva de pessoas pretas africanas, do continente e diáspora, como centro.
Refletindo sobre o tema, o jovem de 25 anos Nadson Dantas, um dos colaboradores do SDB fotografados na exposição, cita uma frase da educadora e religiosa Makota Valdina que ele considera pessoalmente muito importante: “Não sou descendente de escravos, sou descendente de pessoas que foram escravizadas.”
“Por trás das fardas, protocolos e atendimentos temos as estrelas dessa exposição, com suas lutas, histórias e beleza. Essa exposição é o nosso jeito de trazer para nossa alameda a beleza desses que, dia a dia, fazem o SDB acontecer.”, afirma a gerente de marketing do Shopping da Bahia, Thays Leitão.
Projeto autoral do SDB, o AFROBAHIA já foi finalista do Prêmio Abrasce, que reconhece e incentiva projetos desenvolvidos por shoppings centers em todo o país.
Nesta edição a ficha técnica apresenta o fotógrafo Ítalo Soares; Fagner Bispo e Filipe Dias assinando o styling; Rita Uchoa, com camarim e Beberes e Janaína Nascimento, no make-up. Assinam o vestuário as marcas: Ateliê Mão de Mãe, Gefferson Vila Nova, Meninos Rei, Monica Anjos e Sillas Filgueira.