Artes Visuais

Vinícola leva exposição de arte para cave subterrânea

Mostra do artista baiano Marcos Zacariades já está aberta ao público

Foto: Divulgação
O Tempo Espelhado - O Silêncio das Bombas (instalação)

A Vinícola UVVA, localizada em Mucugê, não para de propor novidades para encantar seus visitantes. Depois de lançar os tours regulares e, recentemente, criar o elo com a alta gastronomia inaugurando o restaurante Arenito, o local se transforma em destino também para amantes das artes. A partir de agora, quem visitar a UVVA terá a oportunidade de conferir  a exposição “O Tempo Espelhado”, que reúne obras assinadas por Marcos Zacariades, artista visual baiano radicado na vizinha Igatu.

A proposta é oferecer, literalmente, uma imersão na arte. A mostra está montada no interior da cave da vinícola, espaço nobre localizado abaixo do nível do solo, onde os vinhos estagiam em barricas antes de serem engarrafados. O local foi adaptado e ganhou uma nova atmosfera para abraçar cerca de 20 obras, entre esculturas, instalações, vídeos e assemblagens, algumas com dimensões que passam dos quatro metros. Dividida em vários ambientes, a exposição sugere um fluxo que potencializa as sensações provocadas por cada obra.

“Sempre fui um admirador do trabalho de Marcos Zacariades e já tínhamos a intenção de promover o diálogo entre a arte e o mundo dos vinhos para oferecer experiências cada vez mais diferenciadas. Com essa exposição, alcançamos esse propósito, tendo a sorte de contar com um artista respeitado por valorizar seu vínculo com a região da Chapada Diamantina, conceito que também permeia o projeto da UVVA.”, explica o CEO Fabiano Borré.

"O convite me surpreendeu pela ousadia. Em galerias e museus, há uma predisposição do visitante para questionamentos e provocações inerentes à arte , mas uma exposição em uma cave é algo muito inusitado. O desafio foi entender a peculiaridade do lugar e trazer obras que buscassem ampliar o horizonte de percepções das pessoas com elementos que fazem parte do meu repertório de abordagem sobre as questões sociais, sem abrir mão dos afetos e compaixão presentes no meu discurso artístico”, revela Marcos Zacariades, que respondeu à missão reunindo alguns de seus trabalhos mais relevantes, produzido nas últimas duas décadas.

Arte local e global – Com forte apelo antropológico, as obras do artista costuram referências culturais locais com questões que movem o mundo contemporâneo. É o caso da instalação “O Banquete de Migalhas e os Comensais da Própria Carne” (2014), produzida com restos de madeiras encontradas em florestas devastadas pelo  fogo e pelo desmatamento desordenado.

Um dos trabalhos de maior repercussão da carreira de Marcos Zacariades também faz parte da mostra. “O Silêncio das Bombas” é uma instalação toda produzida com material natural encontrado na pequena vila onde reside o artista e concebida no ano de 2005 em memória dos 60 anos de lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. Utilizando carrapetas de eucaliptos encontradas numa alameda em frente à igreja de pedra da vila de Igatu, Marcos realizou uma obra de apelo estético e sensorial para lembrar de um fato que a memória jamais deve esquecer.

Outro destaque é “Movimento Etérico”, obra mais recente do artista, que apresenta um painel luminoso contendo mais de 800 fotografias de lençóis brancos levitando sob um céu azul. Trata-se de uma referência ao ritual do Terno das Almas, manifestação religiosa tradicional do município de Igatu, que havia caído no ostracismo e o artista resgatou com a ajuda de um grupo de mulheres da comunidade.

Graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Marcos Zacariades inaugurou, em 2002, a Galeria Arte & Memória, na pequena vila de Igatu, a poucos quilômetros de Mucugê. Em meio a uma bela paisagem natural e cercado pelas ruínas de habitações garimpeiras construídas em pedras, o artista tem o cenário diamantino como elemento de pesquisa e condução para a elaboração de seus trabalhos. Seu fazer artístico dialoga com as questões globais e propõe recortes para compreender o nosso entorno e construir as narrativas do nosso tempo.

Exposição “O Tempo Espelhado”, do artista Marcos Zacariades

Vinícola UVVA (Mucugê)

Visitação: Todos os dias, das 9h às 17h (exclusivo para visitantes da vinícola)

Informações e reservas: (77) 3311-2115 / www.vinicolauvva.com.br