Muitos estudantes relatam sofrerem de ansiedade e nervosismo quando a prova vai se aproximando. Sem esse equilíbrio, a instabilidade emocional pode levar à desatenção e ao estresse durante o exame.
A questão possui tanta importância que foi o tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, quando se chamou atenção ao preconceito e discriminação contra pessoas com transtornos mentais (psicofobia).
A educadora Simone Miguel explica que uma solução para manter o equilíbrio emocional durante as provas é desenvolver estratégias de estudo que proporcionarão ao estudante uma maior segurança.
"É comum os estudantes ficarem nervosos na hora de fazer o vestibular, então é importante que eles montem cronogramas de estudos que permitam dominar os temas que são mais sensíveis, assim terão mais confiança na hora de realizar a prova", explica a educadora que também é coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio São Paulo.
Ela destaca que essa rotina não é apenas sobre o ato de estudar, mas também sobre ter horários bem definidos para: dormir, acordar, se alimentar e ficar em frente às telas do computador e celular. Confira mais algumas dicas:
Faça as provas de exames anteriores
Testar os conhecimentos têm grande valor durante os estudos. Daí a importância de realizar simulados, treinar por meio de provas anteriores e, assim, fazer muitas questões/exercícios. Essas estratégias favorecem o estudante/candidato a se apropriar da tipologia de questão da prova de seu interesse, além de possibilitar o treino de tempo por questão.
A administração do tempo gasto por questão, bem como, no caso do ENEM, a seleção de questões considerando seu nível de dificuldade são estratégias muito valiosas a serem asseguradas. A prática de questões também possibilita identificar possíveis fragilidades e dificuldades e, assim, (re)direcionar os estudos.
Mantenha-se atualizado
É comum que os vestibulares e o Enem deem ênfase a temas atuais. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes estejam atentos às principais notícias e atualidades para entender alguns assuntos que podem cair nas provas, inclusive na redação.
A boa formação escolar, o empenho e a dedicação do estudante aos estudos, às aulas e uma rotina assegurada de estudos em casa são fundamentais para consolidar as aprendizagens e garantir um bom desempenho nas provas.
"É muito importante que a Escola tenha um corpo docente muito bem qualificado e invista em um programa arrojado de aulas e demais atividades pedagógicas que desafiem e estimulem o desenvolvimento das potencialidades de seus estudantes de modo que sejam e estejam preparados para ingressar nas melhores e principais universidades do Brasil e do mundo. explica a coordenadora pedagógica do Colégio Anchieta, Cátia Vasconcelos.