Artes Visuais / Cidade

Exposição fotográfica registra sincretismo e fé do povo baiano

A mostra entra em cartaz nesta quinta-feira (3 de novembro)

Foto: Rejane Alice

O Foto Clube de Mulheres, em celebração ao seu primeiro ano de aniversário, está realizando a exposição “Fé e Sincretismo”.

A mostra entra em cartaz nesta quinta-feira (3 de novembro), às 16h, no Espaço Fragmentos, em frente ao Forte Santa Maria, no Porto da Barra e fica disponível até 3 de janeiro, aberta ao público.

São 25 imagens que expressam a fé do povo baiano, registradas por mulheres fotógrafas, com curadoria de Cristina Centiarelli, Leila Chandani, Rejane Alice.

Um senhor vestido de vermelho com uma rosa nas mãos chamou atenção da fotografa Rejane Alice, durante a festa de Santa Barbara, no Pelourinho. “Foi lindo de ver, ele trazia consigo a sua fé, elegância e muito axé”, comenta Alice.

Símbolos religiosos como velas, terços, colares, comidas, roupas, além da postura das mãos e expressões que mostram o sentimento de entrega, compõem as cenas presentes na mostra.

“Vivemos num país laico e todas as religiões nos levam a Deus em harmonia e respeito. E na Bahia nos deparamos com essa realidade. Cada espectador é convidado para um passeio em suas emoções e memórias, ao redor das imagens que revelam como a fé e o sincretismo fazem parte da história da Bahia”, diz Rejane Alice, uma das curadoras da exposição.

Para a fotógrafa Magali Abreu, captar a naturalidade e entrega das pessoas nas suas orações é um dos principais desafios ao fotografar momentos de fé.

“Algumas pessoas quando nos veem ficam tensas e isso desmancha o sentido de captar o sentimento. A minha foto retrata o momento de oração e fé de um homem na festa de Santa Luzia, sua postura de concentração e respeito. Para fotografar, fiquei observando discretamente as pessoas embaixo de uma escada, bem em frente a elas. Quando percebi que não se importavam com minha presença, então fiz a foto”, conta Magali.

O Foto Clube de Mulheres é um coletivo composto por 53 fotógrafas que atuam com excelência na sua arte, unidas pelo amor à fotografia. Criado em 2021, o principal objetivo do grupo é reunir e fortalecer o trabalho de mulheres fotógrafas, profissionais e amadoras, do Brasil e de outros lugares do mundo.

“O fotoclube é aberto a todas as mulheres, amantes ou simpatizantes da fotografia, que queiram vivenciar essa experiência de troca e partilha de conhecimento”, conta Rejane Alice, conselheira do Foto Clube de Mulheres.