Com o tema 'Construir, Desconstruir e Reconstruir', festival reúne especialistas no Centro Histórico de Salvador nos próximos dias 3 e 4 de novembro para discutir as principais tendências do mercado.
'Construir, Desconstruir e Reconstruir', este é o fluxo contínuo da inovação. O novo nunca está pronto e acabado, mas sempre em processo de criação e recriação. Por isso, é preciso sempre estar em contato com quem está inovando, discutindo conceitos, possibilidades, caminhos e novas formas de lidar com desafios e as oportunidades de negócios.
É diante desse pensamento que o maior festival de Criatividade, Inovação e Negócios do Norte-Nordeste, o SCREAM - Salvador Creativity and Media Festival 2022, realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo - Saltur, preenche o Centro Histórico de Salvador, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 8h. Para participar, as inscrições podem ser feitas através do link https://bityli.com/GIhnUDGK.
Sempre pensando nas aplicações da criatividade em diferentes setores da sociedade, o SCREAM Festival acontece em três espaços importantes para o turismo, a história, os negócios e a cultura do estado: o Fera Palace Hotel e o Teatro Gregório de Matos, que vão receber palestras e painéis; e a Fundação Gregório de Matos, onde acontecerão as oficinas.
Tendo inovação, criatividade e negócios como principais assuntos de interesse, a nova edição do festival contará com mais de 64 horas de conteúdo, 120 palestrantes, 50 mil interações, expectativa para 12 mil pessoas impactadas e 4 espaços simultâneos.
Para 2022 mais de 10 temas serão apresentados e debatidos, organizando-se em eixos temáticos 1) ESG; 2) Empreendedorismo; 3) Transformação Digital; e 4) Diversidade & Inclusão.
A nova edição, que será a maior já realizada, receberá durante os dois dias de festival, palestrantes nacionais e internacionais que vão apresentar grandes temas do momento. Dinâmico e disruptivo, o evento oferece aos seus participantes, a possibilidade de seguir a sua própria grade de conteúdos, abrindo espaço para viver diversas experiências dentro do mesmo festival.
Dinâmica 2022
Num formato de bate papo, os especialistas irão debater os principais temas do momento, juntamente com o público, deixando os painéis ainda mais participativos, mudando totalmente aquele olhar onde só o painelista discursa. Desta vez, o público também será convidado para debater no centro da roda. O mesmo acontece com as oficinas, que apresentarão um treinamento imersivo para captação prática nos temas do futuro do trabalho.
Outra novidade do SCREAM 2022 é o Elevator Pitch – apresentação de startups do ecossistema de Salvador, com o objetivo de fazer o público conhecer melhor as empresas de base inovadora da cidade. A ação é uma parceria com o Hub Salvador, responsável pelas indicações das startups, que gravarão seu pitch num vídeo de até 5 minutos gravado em frente ao Elevador Lacerda.
A Break out Room também chega para a lista de novidades que poderão ser encontradas nessa nova edição do festival. Palestrantes, painelistas e convidados terão reuniões temáticas para criar relacionamentos e apontarem caminhos para a evolução dos participantes em cada foco abordado. Esta reunião será registrada em ata, cujo conteúdo será tornado público para disseminar conhecimento.
Não há como falar em negócios atualmente sem falar de ESG. Práticas ambientais, aspectos sociais e princípios de governança, serão amplamente debatidos neste evento, que se preocupa com o legado deixado para o mundo. O SCREAM Festival, além de abraçar o tema como eixo temático, também apresentará o seu compromisso com a sociedade, ao apontar metas de longo prazo do próprio festival.
Sobre essa realidade tão importante, o presidente do evento, Lucas Reis, acredita que o festival colabora com a indústria limpa, “a indústria criativa é limpa por conceito, e pode alavancar um impacto positivo no campo ambiental, gerar uma grande mudança positiva no campo social, e a governança é necessária para dar consistência a tudo isso. Se falamos de ESG, vamos seguir parâmetros ESG.”, explica.
Tem mais novidades chegando!
O SCREAM Festival 2022 vai além da fronteira, é isso mesmo! Pensando num alcance para além do Centro Histórico, com objetivo de atingir mais pessoas, a 5ª edição terá transmissão simultânea para cinco cidades do interior da Bahia.
Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Juazeiro, também foram convidadas para fazer parte desse grande momento de criatividade, inovação e negócios do Norte-Nordeste, desconstruindo tendências e construindo o novo. Os participantes dessas cidades, receberão convite para acompanhar a Watch Party nas sedes da Rede Bahia nestas cidades.
Durante o mês de outubro, uma grande prévia do SCREAM acontecerá na Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo (ESPM), num evento para convidados, que conhecerão todos os passos e a estrutura do festival.
No período que antecede ao Scream, haverá também o lançamento de mini-cursos online gratuitos para cada um dos eixos temáticos do festival: ESG, Transformação Digital, Empreendedorismo e Diversidade. Para participar do curso online e receber os certificados, será necessário realizar inscrição através do site do SCREAM.
Durante o festival, palestrantes e convidados participarão da gravação do Screamcast, podcast do Festival. Os episódios gravados serão publicados ao longo de 2023, aceitando o desafio de desviar do hype, do conteúdo efêmero, e realizar discussões perenes sobre o tema da inovação.
Para encerrar, o SCREAM Festival preparou momentos incríveis de networking com os parceiros. Depois de tanto conteúdo produzido e produtivo, o evento vai encerrar as reconstruções em tom de festa e celebração, com música e happy hour.
Alguns palestrantes já confirmaram presença
Fred Mette, Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de Finanças, Marketing, Empreendedorismo e Inovação, Chiara Ramos, Procuradora Federal. Professora de Direito. Presidenta da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra - OAB/PE, Flávia Oliveira, É jornalista. É comentarista na GloboNews, colunista no jornal O Globo e na rádio CBN, Rodrigo Almeida, Relações Públicas e Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial.
Também fazem parte do time de palestrantes já confirmados, Taíse Santos, Administradora, integrante do programa DICE Fellowship BA (British Council), Lourrani Bass, Traz a luta contra a gordofobia, pelo protagonismo feminino e moda sustentável e Gustavo Narciso, Diretor executivo do Instituto C&A, pilar social da varejista e membro do conselho Consultivo do Colabora Moda Sustentável.
Os palestrantes
Fred Mette
Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de Finanças, Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Professora e pesquisadora com atuação em projetos de inovação, mentorias e estruturação de hubs temáticos.
Chiara Ramos
Procuradora Federal. Professora de Direito. Presidenta da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra - OAB/PE. Co-fundadora da Abayomi Juristas Negras. Co-Fundadora da Abayomi Hub. Co-fundadora do Selo Juristas Negras.
Flávia Oliveira
É jornalista. É comentarista na GloboNews, colunista no jornal O Globo e na rádio CBN. É podcaster no Angu de Grilo. Integra o conselho deliberativo da Anistia Internacional Brasil e os conselhos consultivos das organizações Uma Gota no Oceano, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), Observatório de Favelas, Agência Lupa, Rede Liberdade, Instituto Sou da Paz, Instituto Ibirapitanga, Perifa Connection e Museu do Amanhã.
Gustavo Narciso
Diretor executivo do Instituto C&A, pilar social da varejista e membro do conselho Consultivo do Colabora Moda Sustentável. Formado engenheiro bioquímico pela USP, começou sua carreira como consultor de negócios de varejo. Na C&A, foi PMO corporativo por 4 anos, liderando também o comitê de Diversidade e Inclusão da companhia. Apresenta o canal The Very Black Talk Show no Youtube entrevistando vozes negras e antirracistas em temas como opinião, cultura, política e comportamento.
Janssen Lobo
Detém mais 25 anos de experiência em ciclos comerciais e governança de negócios, M&A e startups. Como Vice Presidente de Inovação e Alianças, vem está desenvolvendo um novo modelo, disruptivo, de parcerias e ofertas, que converge com a transformação digital e a revolução das tecnologias 5G, Open Banking e Marketplace Digital, orientadas para os setores financeiro, varejo e telecomunicações. O conceito: Seja Smart!
Leonardo Britto
Advogado especialista em Direito Digital, Crimes Virtuais e Cibernéticos. Pós-graduado em Direito Processual Civil, Direito Civil e Empresarial; Consultor Jurídico em Direito Público e sócio do Advogando Digital. Com foco de atuação nas áreas do Direito Digital, Crimes Virtuais e Cibernéticos, LGPD e demais áreas correlacionadas, em seu histórico profissional Leonardo Britto atuou à frente de casos com grande repercussão na mídia e atendimento de personalidades, influencers, artistas e empresários locais e nacionais.
Lourrani Baas
Traz a luta contra a gordofobia, pelo protagonismo feminino e moda sustentável. Formada em Comunicação e Design de Moda, conecta-se com a herança ancestral e a pluralidade na origem da criação do seu design sustentável. Com base na moda consciente e responsável, alia feminismo, a liberdade de corpos à importância do impacto social. Entendendo que a indústria têxtil é a 2 mais poluente do mundo, Lourrani criou a LIGA TRANSFORMA que chega trazendo moda com impacto sócio ambiental.
Rodrigo Almeida
Relações Públicas e Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial, Rodrigo Almeida atua como Diretor da Agência CRIATIVOS, Professor Universitário, Conselheiro do Instituto Baiano de Justiça Social, Educador Social e Empreendedor, com experiência em consultoria, assessoria de imprensa, gestão de crises, comunicação estratégica pública e privada, comunicação corporativa, gestão de relacionamentos, brandis e gestão de imagem para executivos.
No seu portfólio o atendimento a marcas como OR Incorporações, Colcci, Nubank, Americanas Delivery, Oakley, Jornal Correio, Grupo Aratu, Cia. Marítima e Restaurante Paris 6. Como produtor, tem atuado junto ao canal Multishow, na produção de grandes eventos, a exemplo do Música Boa Ao Vivo 2021, Prêmio Multishow 2021, Lollapalooza 2022 e Rock in Rio 2022.
Saville Alves
“Eu sonho, eu crio, eu faço acontecer”, este é o mantra de Saville Alves, cofundadora da SOLOS, startup de impacto que tem transformado a economia circular em presença na vida das pessoas, dos territórios e de marcas. Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em comunicação social, sua militância iniciou a partir das experiências na universidade pública, quando atuou como uma das principais lideranças em movimentos de jovens empreendedores. Essas vivências levaram Saville a atuar no mercado em empresas como Braskem S.A. e Oi S.A, e no terceiro setor nas ONGs TETO e ARCAH. Essa pluralidade de percepções gerou um olhar que busca harmonia e levou Saville a ser eleita pela Forbes uma das 20 mulheres mais inovadoras das Ag Techs.
Mayra Mezzomo
Entusiasta da conexão entre inovação social, desenvolvimento territorial e marcas com propósito. É Co-fundadora da Múltiplas, consultoria-rede que atua com a proposição e gestão de projetos que conecta marcas a comunidades/grupos minorizados com o objetivo de gerar impacto social. Especialista em Gestão da Inovação Social (Instituto Amani), mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Possui pesquisas na área de construção de resiliência e saúde mental. Com formação na área de Comunicação Corporativa, possui sete anos de experiência relevante no setor social, incluindo treinamento em educação e empreendedorismo para ONGs, desenho de metodologias de pré-aceleração de negócios de impacto, mentoria em projetos de apoio a Finanças Sociais e Coordenação de Projetos em uma fundação corporativa, no portfólio de enfrentamento à violência contra a mulher.
EMANUEL BIZERRA
Publicitário, atuação nas áreas de marketing, campanha e branding, com foco em posicionamento estratégico. Membro do grupo de pesquisa em comunicação, cultura, consumo e cidadania da Universidade Católica do Salvador, onde pesquiso "A responsabilidade Socioambiental da Publicidade".
MEL OLIVEIRA
Gerente de Inovação na ACE Cortex e líder da filial nordeste do Capitalismo Consciente Brasil, a publicitária é responsável pela liderança de projetos de inovadores para marcas como Natura, VIVO, Electrolux e outras. Com ampla experiência no mercado brasileiro, americano e latino hispânico. A publicitária que já passou por quatro universidades internacionais, desenvolve startups nas áreas de Acesso a Capital, Go-to-Market, Ideação e Validação de novos negócios através de mentorias e facilitações. Além de ministrar palestras sobre Inovação e Capitalismo Consciente no Brasil, Peru, Colômbia e Porto Rico.
Nina Santos
Pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e no Centre d'Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Panthéon-Assas), coordenadora acadêmica do Desinformante e diretora do Aláfia Lab. Foi pesquisadora visitante no Center of Advanced Internet Research (CAIS - Alemanha, 2020) e no grupo Social Movements in the Global Age, na Université de Louvain-la-Neuve (SMAG - Bélgica, 2018). Sua tese de doutorado, defendida na Université Paris II, foi premiada com o Prix de thèse da instituição e indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris. Seu livro “Social media logics: Visibility and mediation in the 2013 Brazilian protests” será lançado em outubro pela Palgrave Macmillan.
Taíse Santos
Administradora, integrante do programa DICE Fellowship BA (British Council), especialista em Comunicação, Política, Cultura e Sociedade (UFBA), colaboradora externa da disciplina da EAUFBA "Apoio e fomento aos negócios de impacto socioambiental em Salvador"(ACCS). Atualmente na Gestão da IN PACTO - Incubadora de Negócios Sociais Pública de Salvador e COLABORE - Centro Municipal de Inovação de Impacto.
Ubirací Pataxó
Ubiraci Silva Matos pertence ao povo Pataxó da aldeia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia - maior aldeia urbana da América Latina, muito famosa por ter sido palco da invasão portuguesa neste solo chamado Pindorama, conhecido como Brasil. Ele é um jovem mestre do saber e aprendiz de pajé, graduado em Ciência da Natureza e Matemática, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Também formado em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), Massoterapia e Técnica em Resgate da Autoestima pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Movimento Integrado de Saúde Comunitária Quatro Varas (MISMEC – Projeto 4 Varas).
Valéria Lapa
É gerente de Relacionamento, Parcerias e Captação na Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Comunicóloga, com graduação em Jornalismo e especialização em Relações Públicas. Acumula 25 anos de experiência profissional ocupando cargos em Comunicação, Marketing, Responsabilidade Social, Relacionamento Institucional e com Comunidades nos segmentos de entretenimento, varejo, indústria e terceiro setor. Atuou como consultora na elaboração, mobilização de recursos e gestão de projetos de impacto social, sobretudo iniciativas voltadas ao empreendedorismo negro e indígena.
Você pode acompanhar um pouco mais sobre todos os palestrantes já confirmados e os que ainda estão chegando no site oficial do SCREAM Festival 2022, além de poder conferir também a programação completa. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos através no Sympla, através do link: https://www.sympla.com.br/evento/scream-festival-2022/1718047 .
Para mais informações, entrevistas e pautas sobre o SCREAM Festival 2022, entrar em contato pelo telefone 71 99198-6602 (Wandel Cerqueira) e 71 98618-8303 (Jadson Nascimento) Assessoria CRIATIVOS).
Datas: 3 nov - 2022 • 08:00 > 4 nov - 2022 • 20:00
Local: Fera Palace Hotel, Teatro Gregório de Matos e Fundação Gregório de Matos, no Centro Histórico de Salvador
Inscrições: R$100 inteira; R$50 meia.
Programação e acesso: www.screamfestival.com.br