Artes Visuais / Saúde

Exposição fotográfica do Outubro Rosa inspira mulheres

Mulheres que enfrentaram o câncer dão exemplo de coragem e superação

Foto: Roberto Abreu
Outubro Rosa

O Shopping Itaigara, mais uma vez, abraça o Outubro Rosa e promove uma programação especial em parceria com a clínica Delfin. Dentre as ações, está a exposição fotográfica Laços que nos unem pela prevenção, estrelada por 14 mulheres que enfrentaram esse diagnóstico. A mostra ficará em cartaz até 19 de outubro, no piso térreo do Itaigara, e visa elevar a autoestima e inspirar tantas outras mulheres acometidas pela doença. O shopping também ficará com a fachada iluminada de rosa durante todo o mês de outubro.

“Nós sabemos da importância da informação e desse momento em que todos os holofotes estão voltados para a campanha de cuidados à saúde da mulher. Então, colocamos em prática o nosso compromisso social, fazendo esse movimento e engajando as pessoas em torno do Outubro Rosa”, destaca Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. O Outubro Rosa nasceu com o intuito de alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e se consolidou como uma importante ferramenta de informação e promoção à saúde da mulher, como um todo. Com a sua popularização em todo o mundo, a campanha cumpre importante papel no combate ao câncer que mais mata entre as mulheres.

Ações que salvam vidas

O impacto do Outubro Rosa no número de ações preventivas de combate ao câncer de mama já começa a ser mensurado por especialistas. De acordo com artigo científico brasileiro publicado na conceituada Public Health in Practice, em setembro deste ano, o volume de busca por mamografia amplia em cerca de 40% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes. Sob o título Does pink october really impacted breast cancer screening?, o estudo foi coordenado por Marcelo Antonini, do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional São Paulo e mastologista do Hospital do Servidor público de São Paulo.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo. No Brasil, foram previstos 59,7 mil novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. Segundo o Instituto de Câncer (INCA), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 novos casos no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).