Moda

Casa Bazá Rosa Rozê promove programação especial para as crianças

Com contação de histórias, construção de brinquedos, literatura infantil e feira com moda, arte e gastronomia

Foto: Divulgação
Bazá

A Casa Rosa inicia sua programação de outubro levando para seus espaços nos dias 08 e 09 de outubro, das 13h às 20h, o mundo lúdico das crianças com brincadeiras, cantigas, contação de histórias, construção de brinquedos, literatura infantil e a feira artística feminista BaZá RoZê.

A Casa Bazá Rosa Rozê - edição especial do mês das crianças-, terá diversas atividades artísticas voltadas para o público infantil, como: os shows dos grupos Corrupio e Canastra Real, a contação de histórias do Voo da Xica, Roda de Brincar, as Oficinas de Circo e de Construção de Brinquedos e Brincanteria. Mariana Caribé é a curadora da programação infantil.

Os ingressos custarão R$ 5,00 (meia-entrada) e R$ 10,00 (inteira) e poderão ser adquiridos na bilheteria da Casa Rosa (Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho). Mais informações no @casa_rosa_salvador e @bazaroze ou pelo site www.casarosasalvador.com.br.

O Casa Bazá Rosa Rozê ocupará todos os espaços da Casa Rosa com cerca de 40 expositores nos segmentos de moda adulto, infantil com roupas e acessórios, moda afro adulto e infantil, plantas, decoração, artes visuais com ilustrações, papelaria, jogos educativos de pano e madeira, crochê, joias, cosméticos naturais, aromaterapia e livros para todos os públicos. 

O BaZá RoZê surgiu em Salvador há 04 anos, como um projeto de empoderamento feminino e feminista que tem o objetivo de produzir e democratizar as artes, sem preconceito. De lá pra cá já passou pela Aliança Francesa, Verão da OSBA, Casa Mídia Ninja, Virada Sustentável SSA e atualmente ocupa os jardins do Museu Palacete das Artes. 

Neste encontro com a Casa Rosa, o RoZê também recebe a Solisluna Design Editora com livros de prosa e poesia, romances e livros de arte para as crianças e jovens.

No sábado, a programação começa com a Contação de Histórias Voo da Xica, criado e realizado por Lucianna Ávila e Marcos Bezerra, que integra literatura, música e arte.

A criançada também vai participar da Oficina de Construção de Brinquedos e Brincanteria, com Sócrates, especialista em educação física escolar, onde será possível brincar com brinquedos e brincadeiras da nossa cultura popular brasileira e ainda fazer seu próprio brinquedo. 

Para finalizar esse dia de muita diversão, o público infantil vai se divertir com o Grupo Corrupio e seu espetáculo Brincaderê, que passeia com sua sonoridade brincante pelo universo cultural brasileiro, através de cantigas, parlendas, lendas e histórias, tradicionais da cultura da infância e da tradição oral brasileira, e também de composições autorais criadas especialmente para esse espetáculo e dos objetos sonoros inusitados.

No domingo, as crianças vão passear pelas musicalidades do repertório de tradição oral da infância, girando entre parlendas, trava – línguas, poesias, histórias, cantigas de roda, brincos, adivinhações, brincadeiras. É o que promete a Roda de Brincar, com Mariana Caribé, que compartilhará um repertório intergeracional, unindo crianças e adultos num lugar essencialmente brincante e fazendo desaparecer as barreiras do tempo. 

O circo sempre é um mundo fascinante para a criançada e não podia faltar uma Oficina de Circo, com Nana Porto, um espaço recreativo, onde os participantes experimentam desafios corporais através de elementos circenses. 

A diversão não acabou, para encerrar o Casa BaZá Rosa RoZê, o Grupo Canastra Real traz seu show Folia Criançeira, que vem com um cancioneiro brincante que vai “pipocar” em um baile carnavalesco, vestindo as canções (tradicionais e do cancioneiro) com a rítmica festiva das marchas, frevos, sambas, ijexás e maracatus.

A Casa Rosa, desde o seu início em 2020, tem um olhar especial para com as crianças. Em outubro de 2021, realizou o Sarau na Casa Rosa especial Crianças, com a participação da Camerata da OPE – Orquestra Pedagógica Experimental, do Neojiba e o Grupo Ala de Dança Malezinho, do Malê Debalê, tudo comandado pelas Melaninas Sapiência, a dupla de irmãs Joana e Laura. Em junho de 2021, reuniu obras de arte de 16 crianças de 03 a 10 anos e 06 artistas na Exposição Cartas D’Água, levando o público a refletir sobre a singularidade dos olhares das diversas infâncias e a navegar nas ondas criativas desses pequenos artistas.

A Casa Rosa é gerida pela Associação Viração, fundada em 2019, que abriu suas portas para e as artes e a cultura da Bahia no tempo presente com atividades artísticas virtuais, construindo pontes, conectando pessoas, ideias e ideais, buscando criar uma rede de afeto.
PROGRAMAÇÃO - casa bazá rosa rozê

Sábado – 08 de outubro, a partir das 13h
15h - Contação de Histórias Voo da Xica - Lucianna Ávila e Marcos Bezerra.
16h30 - Oficina de Construção de Brinquedos e Brincanteria - Sócrates
18h - Show "Brincaderê" - Grupo Corrupio  

Domingo – 09 de outubro, a partir das 13h
15h - Roda de Brincar - Mariana Caribé
16h30 - Oficina de Circo - Nana Porto
18h - Show "Folia Criançeira" - Grupo Canastra Real