Visitantes e moradores de várias localidades da costa brasileira estão festejando a presença maciça das baleias-jubarte na sua temporada reprodutiva de 2022, trazendo uma alegria a mais para o período do pós-pandemia e gerando emprego e renda sustentáveis com o Turismo de Observação.
E para vitaminar essa celebração, está de volta à Praia do Forte a já tradicional Festa da Baleia Jubarte, que neste ano está em sua quinta edição e será realizada entre 1º e 3 de setembro, com atrações que trarão ainda mais público ao litoral norte baiano justamente no pico da temporada de baleias.
As atividades iniciam no dia 1/9 às 09h no Espaço Baleia Jubarte - Praia do Forte com um Workshop inédito sobre Ferramentas de Comunicação para a Conservação Marinha, com a participação de jornalistas ilustres do cenário nacional como Francisco José, Giácomo Mancini, José Raymundo e Patrícia Nobre, e de representantes dos projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e que integram a Rede BIOMAR de conservação da biodiversidade marinha, que irão trocar experiências e relatos sobre o papel da mídia na proteção do patrimônio natural do mar brasileiro.
Ainda no dia 1º, às 20h e também no Espaço Baleia Jubarte, a diva do jazz Michaela Harrison abre as atrações musicais da Festa. No dia 02 de setembro, um cruzeiro de observação de baleias para convidados às 10:00 inicia as atividades, e durante a tarde palestrantes internacionais trarão ao auditório do Espaço Baleia Jubarte dois ângulos diferentes sobre a vida das baleias e sua relação com as pessoas: o pioneiro do Turismo de Observação Adalberto “Peke” Sosa, um dos primeiros profissionais dessa atividade no planeta, fará uma palestra e projeção de vídeos sobre a observação das raras baleias francas na Patagônia argentina, e às 18h o Dr. Rodolfo Werner, Assessor Sênior da Coalizão Antártica e Oceano Austral, vai trazer novas informações sobre a importância de se proteger a região antártica para garantir um futuro para as baleias e as pessoas.
Em seguida, às 19:00, artistas locais – Banda Voa, Marcelo Santos, Utopia Celeste e Adauto Poeta – animarão a noite com sua música. O sábado 03 de setembro começará com esporte, com a abertura às 07:00 do III Campeonato de Surf nas Ondas da Jubarte, na Praia da Catinguiba. E às 18:00 a já tradicional Baleia Elétrica sairá pelas ruas de Praia do Forte, tendo mais uma vez o grande Armandinho puxando o som que sempre arrasta milhares de pessoas. O cortejo terminará às 21:00 com um luxuoso show do Maestro Luciano Calazans e convidados no Espaço Baleia Jubarte.
Projeto Baleia Jubarte
Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.
O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.