Veículos

Nova Chevrolet Silverado chega às revendas do País no final de 2023

Disponível apenas com cabine dupla, a nova Silverado virá do México

A versão oferecida no País terá motor 6.2 V8 a gasolina

A nova geração da picape grande Chevrolet Silverado será lançada no Brasil no último trimestre de 2023. Embora a GM não confirme, a versão oferecida no País terá motor 6.2 V8 a gasolina - o mesmo do Camaro - que gera 426 cv de potência e 63,6 mkgf de torque. O câmbio é automático de dez velocidades e a tração, 4x4.

Embora o modelo tenha opção de motor 3.0 turbodiesel que gera 277 cv, a capacidade de carga é inferior a uma tonelada e o câmbio não tem reduzida. Portanto, a picape não atende a legislação brasileira para veículos a diesel.

Nos Estados Unidos, o consumidor compra picapes baseado na capacidade de reboque e não na de carga. Assim, para ser vendida no Brasil, a versão a diesel teria de receber profundas alterações. A GM fez isso na geração anterior, que foi oferecida no País há cerca de 20 anos. Porém, o investimento para adaptar o novo modelo tornaria seu preço inviável no mercado brasileiro

Disponível apenas com cabine dupla, a nova Silverado virá do México. Portanto, contará com os benefícios do acordo comercial que o Brasil tem com aquele país. Seja como for, não dá para esperar preços muito diferentes dos da RAM 1500, que parte de R$ 456.990.

Para comparação, uma Hilux GR-Sport, por exemplo, que tem motor a diesel, parte de R$ 355 mil. Porém, a Toyota é média e, portanto, bem menor - mede 5,33 metros de comprimento, ou 58 cm a menos que os 5,91 m da Chevrolet.

Além disso, na Silverado a distância entre os eixos é de 3,74 m. Por sua vez, na RAM 1500 são 5,93 m de comprimento e 3,67 m de entre-eixos.

Avaliamos, na área de testes da GM, nos Estados Unidos, a nova Silverado na versão ZR2. No Brasil, a picape deverá ser oferecida nas configurações Z71, com visual aventureiro, e High Country, que deverá ser a opção de topo da linha.

De cara, chama a atenção o amplo espaço. Entre os bancos dianteiros, como ajustes elétricos, há um grande console, onde ficam a alavanca de câmbio e vários porta-objetos. Atrás, três pessoas com até 1,85 m de altura viajam com muito conforto sem raspar os joelhos, ombros e cabeças.

O quadro de instrumentos, de 12,3 polegadas, é digital e configurável. Já a tela do sistema multimídia tem 13,4" e é sensível ao toque. Além dos vários recursos de auxílio ao motorista, como câmeras e sensores, a nova Silverado pode vir com o Super Cruise, o conjunto de soluções de condução semiautônoma da GM.

Com isso, o motorista pode tirar as mãos do volante e os pés dos pedais. A picape acelera, reduz a velocidade e até muda de faixa automaticamente. O sistema desliga sozinho se "perceber" desatenção do condutor. Não dá pra ficar teclando no celular, por exemplo.

Avaliamos a nova Silverado em um trecho de terra, com subidas e descidas acentuadas, e sobre piso bastante escorregadio. Além de força de sobra, o ótimo ajuste das suspensões se destaca e deixa a picape bem confortável. A carroceria praticamente não oscila.

Ficha técnica

-- Preço (estimado): R$ 450 mil
-- Motor: 6.2, V8, a gasolina
-- Potência: 426 cv a 5.600 rpm
-- Torque: 63,6 mkgf a 4.100 rpm
-- Câmbio: Automático, 10 m.
-- Tração: 4x4
-- Largura: 5,91 metros
-- Entre-eixos: 3,74 metros
-- Capacidade de carga: 934 kg

Colorado

A nova geração da Chevrolet Colorado, irmã da S10 feita em São José dos Campos (SP), no interior de São Paulo, foi revelada nos EUA. O visual não tem qualquer semelhança com o do modelo feito no Brasil e antecipa como deverá ser a próxima picape média nacional.

Entre os destaques, as linhas estão mais modernas, robustas e remetem às da nova Silverado (confira acima). Conforme antecipado pelo "Jornal do Carro", do "Estadão", a nova S10 vai receber as mudanças feitas na Colorado. Haverá poucos detalhes diferentes, sobretudo por causa da legislação brasileira.

A base de ambas é a GMT 31XX-2, evolução da plataforma 31XX lançada no Brasil em 2012. Como resultado, trarão importantes avanços em relação à conectividade, bem como poderão receber sistemas eletrificados de propulsão.

A nova Chevrolet Colorado será lançada no mercado norte-americano no início de 2023. No Brasil, a próxima S10 só deve estrear entre o fim do ano que vem e o início de 2024.

Parte da produção na fábrica paulista será exportada para países vizinhos. Além disso, a nova picape servirá de base para a próxima geração do SUV médio Trailblazer. Portanto, os dois modelos vão compartilhar o visual da dianteira, além dos conjuntos de propulsão, soluções de conectividade, equipamentos e acabamento interno.

Entre os destaques estão os faróis estreitos e contornados por luzes de LEDs de uso diurno. O estilo lembra bastante o da nova Silverado, sobretudo a grande a alta grade dianteira.

Na parte traseira, não há tanta surpresas. O estilo segue a cartilha das picapes médias, com as lanternas verticais posicionadas nas extremidades laterais da caçamba. Entretanto, apresentam um toque moderno por causa dos contornos de LEDs na parte externa.

Um detalhe curioso é a tampa de caçamba bojuda. Ali há um compartimento para guardar pequenos objetos, como cordas e ferramentas.