Pedro Oliveira

Sanfoneiros abrem temporada junina em Riachão do Jacuípe

O esquenta São João de Riachão do Jacuípe, começou sábado (dia 4), com apresentações de sanfoneiros que acontecerá nos finais de semana no Pelourinho – espaço cultural do mercado municipal –, e ponto turístico da cidade. Já a programação oficial do São João, terá início no dia 22 com alvorada festiva e shows musicais. O evento com quase 30 atrações, prosseguirá até o dia 26, com muito forró, sertanejo, entre outros hits. 

As apresentações dos sanfoneiros estarão de volta nos dias 11,18 e 25, no palco do Pelourinho, um espaço público da cidade que costuma atrair muita gente. Outro atrativo dos festejos juninos, será o concurso de quadrilhas, que proporciona um verdadeiro festival de cores e alegria, mantendo viva as tradições culturais do município.

O evento volta acontecer este ano no município após dois anos suspensos por conta das restrições da pandemia, com atrações a nível nacional, estadual e regional. A programação anunciada pelo prefeito Carlos Matos, começa dia 22, com alvorada festiva a ser comandada pela banda Lambassaia. Na parte da noite, as atenções se voltam para os shows da dupla Zezé de Camargo e Luciano, João Bosco e Vinicius, o cantor Romeu Kabaré e atração local.

No dia 23, sobem ao palco, Calcinha Preta, Forró do Tico e Raylan, além de atrações local. No dia 24, será a vez de Del Feliz, Maria Cecilia, Fulô de Mandacaru e atrações local. No dia 25, Tayrone, Murilo Huff, TK – O Rei do Bar e convidados. Encerrando a programação no dia 26, Dorgival Dantas, Olivan Monteiro, Brega e Vinho, Malvadinho do Forró e Carol Forrozeira e atração local.

Após as homenagens ao glorioso São João Batista, as comemorações no município se voltam para o São Pedro dos distritos. Para animar a festa de Vila Aparecida, foi convidado a banda Canários do Reino. Para Chapada, o cantor Luanzinho Moraes. O ciclo de festas se estenderá até o mês de julho com a realização da tradicional festa do cavalo do distrito de Barreiros que terá com a tração a banda Unha Pintada.

Com perspectiva de receber milhares de pessoas por dia, a Praça Landulfo Alves, com mais de 700 metros de extensão, vem sendo preparada pela prefeitura para receber os shows dos artistas e a nação forrozeira que chegará à cidade para participar de uma das melhores festas da Bahia. Nesse período do ano, a cidade toda se enfeita e tem festa pra todo lado. 

Os visitantes e turistas que invadem Riachão do Jacuípe, para festeja São João, trazem dinheiro e aquecem a economia local, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos. Segundo os organizadores do evento, a procura por reservas de hotéis é muito grande, já que o período influencia também, o aluguel de casas para temporada e os restaurantes começam a se prepararem para adquirir os ingredientes para fazer as delicias regionais, com muito sabor e qualidade, para atender todos os gostos.