Pedro Oliveira

Lavagem de Queimadas deverá atrair mais de 30 mil pessoas

O lançamento oficial da 52ª edição da Lavagem de Queimadas – Forró Release -, na noite desta segunda-feira (09), no Teatro Jorge Salgado, foi marcado por uma coletiva de imprensa do prefeito André Andrade e do diretor de cultura Josiel Batista. Entre as apresentações culturais: grupo de capoeira, Ogum de Ronda (candomblé), banda Projeto Queimadas, banda de Lata, exibição de vídeos e declamação de poema.

As homenagens profanas a Santo Antônio (padroeiro do município), acontecerá entre os dias 27, 28 e 29 deste mês, com 15 atrações musicais, além de Feira de Economia Solidaria, atividades culturais, desfiles de blocos, entre outros atrativos. No primeiro dia da festa, haverá desfile do bloco Os Forrozeiros pelo centro da cidade. À noite, no Alto da Colina Sagrada, terá shows musicais, com Josiel e Forró da Bahia, o cantor Tayrone, Diel, Rodrigo Baía e Arnóbio Cunha.

No sábado (28), a programação começará às 10 horas na Praça do Vaqueiro com apresentações culturais e a Feira de Economia Solidária. Durante a tarde, acontecerá desfile do bloco Cachaça e Cia, que será puxado pelo cantor Kiko Luz. A noite o arrasta-pé será comandado pelo forrozeiro Adelmário Coelho, banda Namoro Oline, Frandy Novo e Chicote de Aço.

Na manhã do domingo, quem comanda a folia será o bloco Arrastão do Gonzagão que invadirá a avenida com mais de 3 mil associados, sob o comando da banda Mastruz com Leite. Em seguida se apresentará o bloco Os Gigles. À noite o furdunço ficará por conta da banda Seeway, Léo SL, Marcinho Sensação, Fiuza, Namoro de Menina e Priscila Goldini.

Na coletiva o prefeito André Andrade, disse que o município deverá receber mais de 30 mil pessoas nos três dias da festa e destacou a importância cultural do evento que acontece há mais de meio século. “Queimadas é uma cidade centenária que tem uma importância cultural muito grande entre as cidades do sertão baiano, haja visto que desde o início do século XX que o município se destaca no cenário regional, como ícone, isso desde quando Lampião fuzilou sete soldados na frente da delegacia municipal. Queimadas é uma cidade extremamente histórica que tem uma musicalidade muito importante para a nossa cultura, e essa é a nossa maior festa e uma das maiores da região do sisal”, pontuou.

Segundo Naldo Marques, membro da comissão organizadora da lavagem e produtor de eventos, das 15 atrações convidadas pela prefeitura, mais de 70% são formadas por filhos da terra e relata: “Essa é a principal festa da cidade e nessa época do ano, o alto da colina, onde está edificada a bicentenária Igreja de Santo Antônio, o espaço se transforma em um imenso arraiá com barracas de comidas e bebidas da época, além de uma megaestrutura de palco, som e iluminação para receber os artistas e o público em geral”.

O diretor de cultura do município, Joziel Batista, que também é cantor e compositor, disse: “O bom de tudo isso é que os artistas locais estão sendo valorizados pelo atual gestor, com isso conseguimos visibilidade, além de resgatar a autoestima desses profissionais. A festa não valoriza só os músicos, valoriza também todo o comércio da nossa cidade que contrata mais pessoas para trabalhar”, concluiu.