Bahia / Cidade

Previsão é de muita chuva na Bahia

As rajadas de vento variam de 45 a 55km/h no litoral da Bahia

Uma frente fria mudou o tempo na região de Salvador (BA) e a tendência é que o tempo se mantenha muito instável por toda esta semana, de acordo com previsões da Climatempo, que adverte sobre o alto risco de enchentes e deslizamentos de terra.

Em Salvador, por causa da grande quantidade de chuva e nebulosidade, a temperatura máxima não passa dos 26°C nesta segunda-feira (18 de abril).

Abril é o segundo mês mais chuvoso do ano em Salvador. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva deste mês é de aproximadamente 285 mm. Somente nesta semana, esse volume pode ser atingido ou até mesmo superado. 

As rajadas de vento variam de 45 a 55km/h no litoral da Bahia.

A semana começa com o afastamento de uma frente fria na altura da Bahia, mas muitas instabilidades ainda atuam nesta segunda-feira. A Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) também favorece a formação de nuvens carregadas na costa norte do país. Com isso, muita chuva é prevista entre o Norte e o Nordeste.

Por outro lado, o ar seco de origem polar ainda predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, inibindo a formação das nuvens carregadas. Pouca chuva é prevista para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O destaque desta segunda-feira é a chuva que ainda se concentra na faixa norte do país, entre as Regiões Norte e Nordeste. Há risco de temporais e com potencial para transtornos.