Adiberto de Souza

Um partido disputado por quem está no poder ou fora dele

Oposição e situação estão disputando o comando do MDB em Sergipe. O ex-governador Jackson Barreto pretende comandar o partido para viabilizar a sua candidatura ao Senado e garantir mais tempo para a propaganda governista no rádio e na televisão.

Pelo mesmo motivo, o senador Rogério Carvalho quer levar a legenda para a sua campanha ao governo de Sergipe.

Não esqueçamos que os dois lados também estão de olho graúdo nos recursos do Fundo Eleitoral do MDB. Essa briga surda levou a executiva nacional da sigla a intervir em sua diretório estadual, devendo nomear, ainda esta semana, uma direção provisória para reorganizá-la.

Caso o empresário Clóvis Silveira seja o escolhido para esta tarefa, fica evidente que o partido estará nas mãos de Rogério, mas se o nome for outro, a sigla será gerida pelo grupo político de Jackson Barreto. Portanto, vamos aguardar para saber quem vai chamar o MDB de seu. Marminino!

Pré-candidatos sem pressa

Os principais pré-candidatos ao governo de Sergipe não demonstram pressa para escolher seus postulantes a vice. Até agora, o único que já escolheu a parceira de chapa foi o petebista João Fontes: é a professora Denise Leal (PTB). Rogério Carvalho (PT), Fábio Mitidieri (PSD) e Alessandro Vieira (PSDB) estão mais preocupados com os apoios políticos e a definição dos candidatos ao Senado. A escolha dos vices ficará para uma próxima etapa. É certo, porém, que todos vão querer no palanque alguém que agregue o grupo, tenha passado político e, naturalmente, muitos votos. Aff Maria!

Melhor que o senador

Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: “Pré-candidata a presidente da República, a sergipana por adoção Vera Lúcia Pereira (PSTU) tem pontuado nas pesquisas. Em quase todas as consultas, ela aparece com um pontinho. É pouco, mas mostra que Vera é bem mais simpática junto ao eleitorado do que o senador Alessandro Vieira (PSDB). Durante o período em que foi presidenciável ele não pontuou na maioria das pesquisas. Em 2018, Vera também disputou a Presidência, tendo obtido 55.762 votos. Pouco demais”. É vero!

Projeto ameaçado

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), vai à Brasília pedir uma posição final ao partido sobre o seu desejo de disputar o governo. A sonhada pré-candidatura do distinto começou a fazer água com a filiação do médico Eduardo Amorim ao PL. Irmão de Edvan Amorim, manda chuva da legenda, Eduardo é pré-candidato ao Senado. Se isso ocorrer, não haverá espaço para a candidatura de Valmir. É bem capaz de Francisquinho voltar de Brasília com as mãos abanando. Misericórdia!

Sergipano ilustre

E quem recebe Título de Cidadão Sergipano nesta segunda-feira é o jornalista Sales Neto, secretário estadual de Turismo. A homenagem foi proposta pelo então deputado estadual João Daniel (PT). Agendada para às 16 horas, a sessão especial para a entrega do Título de Cidadania acontecerá na Assembleia Legislativa, centro de Aracaju. Sales Neto nasceu em João Pessoa (PB), mas já reside em Sergipe há 31 anos, tendo aqui estudado, se formado e constituído família e feito uma legião de amigos. Parabéns pela homenagem!

Violência juvenil

Quase um terço dos estudantes entre a 5ª e 8ª séries do primeiro grau já sofreu maus tratos. Segundo pesquisa divulgada pela ONG Plan Brasil, 28% dos jovens entrevistados foram agredidos. Os mais atingidos são os meninos. Segundo o estudo, 12,5% dos estudantes do sexo masculino foram vítimas de agressão, número que cai para 7,6% entre as meninas. A sala de aula é apontada como local preferencial das agressões, onde acontecem cerca de 50% dos casos relatados. Terrível!

Luto

A senadora Maria do Carmo (UB) e sua família estão de luto pela morte do engenheiro aposentado da Petrobras, Paulo Alves do Nascimento, 70 anos.  Vítima de infarto, ele morreu no último sábado em Aracaju, tendo o corpo sido sepultado ontem, em Cedro de São João, sua terra natal. Além de dona Maria do Carmo, Paulo Alves era irmão do médico e ex-senador José Alves do Nascimento e de Dona Menininha, ex-prefeita de Propriá. Descanse em paz!

Bolsonaro é culpado

O senador Rogério Carvalho (PT) está entre os que culpam o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela carestia desenfreada. O petista lamenta que a inflação esteja no preço da carne, do feijão, do gás de cozinha, da gasolina, etc. Segundo Rogério, o que está acontecendo com a economia brasileira é inédito. “Mesmo nos piores momentos inflacionários, não há registros de todos os produtos terem aumentado ao mesmo tempo. O vírus da inflação tem nome: Jair Bolsonaro”, fustiga o senador. Crendeuspai!

Petebistas empolgados

O PTB promoveu uma reunião com os filiados para anunciar as ações a serem tomadas de olho na disputa pelo governo estadual. Recém chegado ao partido, o ex-deputado federal Mendonça Prado esbanjou entusiasmo. Segundo ele, os petebistas estão motivados e prontos “para colocar Sergipe nos trilhos do progresso e do desenvolvimento”. Este é o primeiro evento político promovido pela legenda depois que o deputado estadual Rodrigo Valadares foi defenestrado da direção do PTB, tendo se filiado ao União Brasil. Home vôte!

Olho por olho

A violência continua fazendo vítimas em Sergipe. A cada fim de semana se mata uma dezena de suplicantes. Para se ter uma ideia dessa verdadeira carnificina, do último sábado pra cá, o Instituto Médico Legal recebeu 27 corpos, dos quais 16 foram vítimas de assassinato. O tráfico de drogas é a principal causa desses homicídios, porém o reduzido número de policiais nas cidades interioranas contribui para esse verdadeiro faroeste caboclo em que Sergipe se transformou. Desconjuro!

Na terrinha

E quem estará hoje em Aracaju é Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia. Vem participar do Seminário para marcar a passagem do 1º ano de Lei do Gás. Agendado para às 10 horas, no Hotel Vidan, o evento discutirá sobre as principais mudanças e conquistas a partir do novo marco regulatório. Também serão analisados os próximos passos visando assegurar o atingimento do pleno potencial da abertura do mercado de gás natural. Ah, bom!