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Brasil começa a vender em 2026 os seus primeiros carros voadores

O veículo de ficção científica começa a sair do papel

Foto: Embraer
Imagem do primeiro carro voador

Anote esse nome:eVTOL. É uma sigla para Electric Vertical Takeoff and Landing (ou decolagem e aterrisagem elétrica vertical).

Ela identifica os primeiros drones tripulados e terão suas primeiras unidades fabricadas pela Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão criada pela Embraer.

A companhia aérea anunciou uma parceria com a Halo, líder de distribuição de helicópteros premium nos Estados Unidos e Reino Unido, para fornecer 200 unidades de sua aeronave eVTOL. As vendas começam em 2026. Mais de 600 unidades estão encomendadas.

Entre as empresas que devem receber as aeronaves a partir de 2026, além da Bristow, estão a americana Blade, a britânica Halo, a francesa Helipass e as brasileiras Helisul e Flapper.

“Acreditamos que a Eve desenhou uma aeronave que é bem preparada não apenas para uma certificação inicial, mas também tem um histórico provado de produção”, afirmou Kenneth C. Ricci, dirigente do fundo de investimentos do qual a Halo faz parte. "A excelente linhagem do design, certificação e produção que a Embraer traz para esta aeronave posiciona a Eve com vantagens significativas sobre os concorrentes˜, avaliou.

Mas a Embraer tem fortes concorrentes, no mercado. Um deles é a Volocopter, que atua há 10 anos no desenvolvimento de veículos eVTOL para fazerem vezes de táxis. O VoloConnect é um projeto de aeronave com 100 quilômetros de autonomia de vôo e que deve ser revelada oficialmente em 2022.

Outro concorrente é a startup Lilium, que trabalha para iniciar sua proposta comercial em 2024. A Uber também se interessou pelos táxis voadores, mas desistiu em 2018.

A Vertical Aerospace lidera em número de encomendas. A startup fundada em 2016 no Reino Unido já recebeu pedidos de 1.350 unidades de sua aeronave elétrica.

Com autonomia de voo de cerca de 100 quilômetros, o eVTOL da Embraer tem 10 rotores e pode transportar até 5 passageiros, contando com o piloto. No modelo da Lilium são 7 passageiros e 250 quilômetros de autonomia.

O conceito de aeronave eVTOL surgiu em 2011 por meio do AugustaWestland Project Zero (Itália), o Volocopter VC1 (Alemanha) e o Opener BlackFly (EUA). Ele foi oficialmente apresentado pela Vertical Flight Society e pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) em 2014 durante o "Workshop Conjunto Transformative Vertical Flight Concepts sobre como Habilitar Novos Conceitos de Voo por meio de Novas Propulsões e Arquiteturas de Energia" realizado na Virgínia.

Desde então, houve um aumento significativo no interesse dos fabricantes de aeronaves por eVTOLs, e empresas como Boeing, Airbus e Bell também trabalharam na tecnologia: