Foto: Pixabay/Creative Commons
Bate uma satisfação quando consigo o que quero através de minha atitude em relação a determinado objetivo? Claro que sim!
Satisfação tem a ver com movimento, com trabalho, ação. Isso explica o motivo pelo qual pouco valorizamos aquilo que conseguimos sem esforço. Gostamos mesmo é do que conseguimos a partir de nosso propósito e de nossa ação.
Vejo isso por minhas filhas. Quando nos propomos a montar um castelo, seja na areia da praia, seja com peças de madeira - no chão do apartamento -, a brincadeira é tratada como um trabalho a ser concluído... É "I can't get no satisfaction" até o fim do "trabalho".
É a insatisfação que move o mundo. Podemos dizer que foi a insatisfação de alguém que inventou o prego, a roda, o papel higiênico, a bússola, a pólvora... E até mesmo a bomba atômica - temos muita criatividade para a destruição, né? E é a insatisfação que faz o mundo girar. Para o bem ou para o mal.
Pessoas satisfeitas correm o risco de estacionar, travar na vida.
Guimarães Rosa arrematou: “O animal satisfeito dorme”.
O animal que dorme (o dia todo) é vulnerável e pode ser jantado a qualquer momento por outro animal.
A satisfação é um prazer provisório, momentâneo e muito bom. Mas "eu que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada e cheia de dentes esperando a morte chegar" - como Raul Seixas.
Todos os filmes que assistimos e que tocaram o nosso coração; todos os livros que lemos e que nos levaram para além dos livros; todas as canções; tudo!!, tudo que já foi criado pelo Homem está repleto de insatisfação. A insatisfação é desconfortável, é torturante, mas também é crucial. É vida!
Ah, a tua maneira de pensar não pode ser aprovada? Quem te disse? Quem está no comando? Bem idiota é aquele que adota a maneira de pensar dos outros!
Santos Dumont inventou o avião porquê estava insatisfeito. A insatisfação pode nos fazer voar... Literalmente!