Gastronomia

Chef Emanuele Nascimento faz homenagem à avó em novo restaurante

E cria o 'Benedita'

Foto: Divulgação
Emanuele Nascimento

A chef Emanuele Nascimento estava prestes a inaugurar o Rainha do Cupim, seu restaurante especializado em carnes e outros pratos regionais. O nome era o mesmo do projeto que, durante a quarentena, deu muito visibilidade ao seu delivery de assados. Neste momento de preparativos para abrir a casa, a chef sofreu uma grande perda: o falecimento de sua avó, Bendita.

Do vazio afetivo veio uma ideia. Por que não mudar o nome do restaurante e fazer uma homenagem à mulher que tanto à inspirou no amor pela gastronomia?

Assim nasceu o Restaurante Bendita, localizado na Rua Minas Gerais, 598, na Pituba.  Mas não foi só no menu que a avó influenciou Manu. A decoração do lugar traz também muito dessa mulher incrível.

Em particular, uma história de amor que durou mais de 60 anos e começou com a troca de cartões postais entre ela, que morava em Canavieiras, e Carmelito Bernardo, que vivia na capital. De 1951 a 1959, Benedita recebeu postais com imagens da cidade em que iria morar e com mensagens românticas do amado.

Desde a sua abertura, o Benedita vem se transformando cada vez mais em casa de vó. Os postais podem ser vistos na galeria que liga o salão principal ao espaço externo do restaurante. Alguns móveis da casa, onde se aos domingos se realiza os tradicionais almoços da família, ganharam réplicas na decoração, assim como os quadros com fotos de Bendita e Carmelito e a família.

Guardar na memória as receitas da avó foi a maior herança recebida por Emanuele, que desde menina frequentava a sua cozinha. Uma das chefs assador mais respeitadas do país, ela combina a carne com a cozinha brasileira regional, presente em sua infância. O Benedita explora diversas proteínas animais no cardápio nordestino, através de várias formas como assado, grelhado, cozido e churrasco.

“Com a morte da minha avó, na minha cabeça ficou ainda mais claro que a Rainha do Cupim já estava no caminho para ser Benedita. Os clientes notavam que a comida era caseira, com cheiro e tempero de casa de vó. O Benedita traz toda a referência de minha infância, da magia da cozinha da família, razões pelas quais eu me apaixonei pela gastronomia”, conta.

Do bolinho de rabada ao cupim ao camarão, o cardápio reúne pratos de memória afetiva. “É um aprofundamento, é um mergulho. Lá tem receitas que marcaram minha vida como a ambrosia, o jiló, o chocolate rústico feito diretamente da semente do cacau. Hoje eu encontrei meu ponto de equilíbrio buscando uma comida simples, com a excelência que minha avó trazia. Uma comida para fazer feliz”, revela Emanuele.  

Há três anos, a chef baiana decidiu fechar o restaurante The Butcher, surpreendendo os amantes de sua cozinha. Sentiu que já estava na hora de colocar em prática um projeto de 2012, mas decidiu adiar com a chegada da pandemia.

Por outro lado, a recompensa veio através da grande visibilidade com o sucesso do delivery Rainha do Cupim, o qual o cardápio foi anexado ao do Benedita. Conhecida nacionalmente pelos seus assados, consultorias, cursos de churrasco e de cortes na formação de açougueiros, ela acredita que a Rainha do Cupim era um ensaio para abertura do restaurante.