Saúde

Veja 6 dicas de cuidados essenciais para a saúde bucal

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% dos adultos têm gengivas totalmente saudáveis

Foto: Pixabay.com/Creative Commons

Os cuidados com os dentes devem fazer parte do nosso dia a dia. Escovação, passar o fio dental e usar o enxaguante são tarefas importantíssimas para preservar a beleza do sorriso, diminuir a proliferação de bactérias e evitar o mau hálito. Qualquer pessoa pode ter problemas com a saúde bucal.

A gengivite é uma das doenças mais comuns relacionadas com a boca. Trata-se de uma inflamação nas gengivas provocada, principalmente, pela falta de uma higiene bucal adequada. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), menos de 22% dos adultos e 8% dos idosos têm gengivas totalmente saudáveis.

Outro problema que está ligado à cavidade oral é a cárie, que afeta mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo. A doença pode causar dor extrema, infecções e até a perda dos dentes. 

Veja algumas dicas que podem ajudar a melhorar os hábitos.

Fazer a escovação correta - além de evitar o desenvolvimento de cáries e da placa bacteriana nos dentes, uma boa escovação também evita o mau hálito. A maneira certa de praticar a atividade é segurando a escova em um ângulo de 45 graus e fazendo movimentos circulares. Primeiro, escovando a face voltada para a bochecha, a parte interna dos dentes e a superfície usada para mastigar. Por fim, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito. 

Uma recomendação especial para quem está em tratamento com aparelho ortodôntico, é recomendado fazer o uso de uma escova interdental para alcançar locais de difícil acesso e limpar as partes laterais dos brackets.

A escovação é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes da rotina de cuidados com os dentes. 

Escolher uma boa escova de dentes - os cuidados com os dentes também envolvem estar atento à qualidade da escova que se usa no dia a dia. “Quando for escolher uma escova observe o formato. Por ser essencial na remoção da placa, a escova de dentes precisa ter uma cabeça pequena e formato nivelado para alcançar todos os lados da arcada dentária. As cerdas também merecem atenção especial. As escovas com cerdas macias são as mais indicadas para limpar o sorriso sem danificar a estrutura dos dentes e da gengiva.

Usar um bom creme dental é indispensável -  A verdade é que você encontra produtos para necessidades específicas. Para quem busca remover manchas, as pastas de dente clareadoras são as melhores opções. Na hora da compra, é importante observar a quantidade de flúor do creme dental, isso porque esse elemento químico fortalece o esmalte dos dentes, ajudando a prevenir cáries em adultos e crianças. 

É de suma importância que se utilize um creme dental adequado para a rotina de cuidados com os dentes de acordo com cada pessoa. 

Passar o fio dental - o fio dental é importante porque ele alcança espaços entre os dentes que a escovação normal não alcança. Isso ajuda a evitar a formação de placas bacterianas e tártaros, além de diminuir a inflamação na gengiva. 

--Enrole as pontas ao redor dos dedos indicadores ou dedos do meio, após cortar cerca de 40 cm do fio,
--Introduza o fio nos espaços entre os dentes, utilizando o apoio do dedo polegar,
--Vá passando o fio em cada dente, abraçando-o em um movimento em forma de C. Pressione de um lado e depois do outro. É importante repetir o processo duas vezes para cada lado,
--Vale passar o fio dental delicadamente na base dos dentes para remover as impurezas infiltradas entre o dente e a gengiva, 
--Remova o fio em um movimento de trás para frente para levar o restante da sujeira,
--Se puder, utilize partes novas do fio dental para cada região. Assim, você evita que bactérias e restos de alimentos passem de um dente para outro.  

Enxaguar a boca com antisséptico - O enxaguante bucal é um produto para finalizar a sua rotina de cuidados com os dentes. Para quem não sabe, o produto tem elementos químicos que ajudam a manter a boca mais saudável, complementando a higienização mecânica e garantindo um hálito mais fresco e agradável. Seu principal benefício é a prevenção contra o surgimento de doenças e outros problemas que afetam a beleza do sorriso.

Andar com um kit de higiene bucal - ter sempre na bolsa ou na mochila um kit de higiene bucal pode ser um grande aliado da sua saúde mesmo com a correria do dia a dia. Vale montar um kit com escova de dentes, creme, fio dental e enxaguante para toda a família. Dessa forma, todos garantem dentes limpos e hálitos mais frescos. Outro benefício é que os kits de higiene bucal ajudam a inserir os cuidados com os dentes na rotina das crianças. Nestes casos, vale montar um conjunto com produtos voltados para os pequenos