Brasil

Neve chega com frio de -7,8 graus e meteorologia prevê "geada negra"

Uma massa de ar polar pode derrubar as temperaturas ainda mai

Festa no frio, no Sul do Brasil

A neve chegou ao Brasil na noite desta quarta-feira (28 de julho), com registros em cidades do Rio Grande do Sul como São Francisco de Paula e Gramado. Foi a madrugada mais fria do ano em algumas regiões do Sul do país. Em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, os termômeros marcaram -7,8 ºC, com sensação térmica de -21 ºC.

A atuação de uma massa de ar polar pode derrubar as temperaturas ainda mais nesta quinta-feira (29) e principalmente na sexta-feira (30), provocando o que a meteorologia chama de ‘geada negra’, no norte do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. O fenômeno congela a seiva da planta.

Previsão da Somar Meteorologia para esta quinta-feira (29)

Centro-Oeste - Queda acentuada da temperatura. O dia começa com geada no centro-sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta. O amanhecer pode começar frio nas demais áreas; o sol aparece, entre nuvens e não há condições para chuva no Centro-Oeste do país.

Nordeste - Há condições para chuva rápida no estado do Ceará, desde o litoral do RN até Pernambuco e no sul da Bahia. Entre o Maranhão e o Piauí as pancadas se concentram a partir da tarde. Nas demais áreas o tempo fica firme nesta quinta-feira.

Norte - A passagem de uma frente fria vai provocar queda na temperatura na faixa sul da região, conhecida com friagem – nestas áreas o tempo ainda segue firme. A chuva se concentra por todo o norte do Amazonas em Rondônia, Amapá e norte do Pará nesta quinta-feira.

Sudeste - O tempo segue instável no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, com chuva a qualquer hora. No Espirito Santo, há condições para pancadas rápidas e passageiras. Nas demais áreas do Sudeste o sol aparece, com algumas variações de nuvens, mas não chove. Geadas amplas em São Paulo e sul de Minas Gerais. Temperaturas muito baixas, especialmente à noite.

Sul - O frio ainda é destaque na região Sul, com chance para geada nos três estados. Possibilidade de neve no planalto e serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia e pela manhã e ajuda a aliviar a sensação de frio na parte da tard