Moda

Festival 'Cultura nas Estações' terá curso Upcycle de moda 

E palestra sobre empreendedorismo

Foto: Divulgação
Moda
Curso gratuito sobre Upcycle de moda 

Começar a empreender e ganhar independência financeira ou fazer do negócio um complemento para renda familiar pode ser uma boa saída para muita gente, especialmente nos dias de hoje. Como forma de estímulo e consciência de dever social, a Enel Distribuição Rio, em parceria com a Peck Produções, realizará em agosto, como parte do projeto ‘Cultura nas Estações’, um curso de Upcycle de moda (geração de renda por meio do reaproveitamento de roupas) e uma palestra sobre empreendedorismo, com especialistas no assunto. As atividades são gratuitas e acontecem em formato virtual. As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://www.culturanasestacoes.com.br/ .

Nos dias 7 e 8 de agosto, o evento contará com shows em formato lives com grandes artistas, homenageando o final de semana do Dia dos Pais. Durante as apresentações, que serão transmitidas pelo YouTube, o público poderá fazer doações, por meio de um QR Code, que serão revertidas na compra de cestas de alimentos orgânicos que serão entregues à Federação das Associações de Moradores de Niterói. Na primeira edição do festival, realizado em maio, o projeto arrecadou mais de R? 11 mil e o valor beneficiou 250 famílias com alimentos orgânicos. Após a realização do evento, todo o material reciclável será doado para grupos produtivos apoiados pela Enel para geração de renda.

Com duração de cinco aulas, a designer de moda especializada em Sustentabilidade, Mirella Rodrigues, vai ensinar o que é Upcycle e como é possível ganhar dinheiro com isso. A empresária é fundadora e designer da Think Blue, marca de Upcycling de jeans, com foco no reaproveitamento e trabalho justo. Nascida em 2015, a empresa cria roupas únicas e exclusivas feitas com matéria-prima descartada.

Nas aulas os participantes receberão informações sobre consciência ambiental, impactos da indústria têxtil, consumo consciente, onde encontrar roupas descartadas e como garimpar, como precificar e onde vender o produto, dicas para criação do negócio próprio, além de aprenderem na prática a fazer uma ecobag reutilizando jeans.

SOBRE MIRELLA RODRIGUES

Mirella Rodrigues se formou em Moda pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, em 2015, fez um ano de laboratório em Upcycle, trabalhou como jornalista de Moda, é ativista, ecofeminista, empreendedora socioambiental e pós-graduada em Ciências Humanas pela PUC Rio.

A palestra é uma iniciativa do Grupo Somos Empreendedoras de Niterói e será apresentada pela administradora de empresas e porta-voz do coletivo, Queila Moraes. Ela irá ensinar um método simples para que o empreendedor tire seu negócio do papel, de forma segura e eficaz.

As ferramentas ensinadas farão com que os micros e pequenos empresários consigam avançar com a legalização da sua empresa e o crescimento do negócio. "Um passo por vez, de maneira organizada e estruturada, é a garantia de uma trajetória bem-sucedida", explica a especialista.

O primeiro desses pilares está centrado no processo de formalização, importante em vários aspectos, um deles, pela garantia de obter benefícios governamentais. Outras etapas nesse processo são o estabelecimento de metas realizáveis, com um caminho a ser seguido e a forma de cumpri-lo; organização financeira; diferencial do negócio, como forma de se destacar da concorrência; e divulgação com poucos investimentos e grandes resultados na captação de novos clientes.

A apresentação contará ainda com a participação da advogada e empresária Letícia Torzecki, que também integra o Somos Empreendedoras. A executiva é uma das primeiras franqueadas da maior loja de brinquedos do país, a Ri Happy Brinquedos, e possui quatro lojas da marca em NIterói. É também franqueada da da marca de lingerie e moda íntima Valisere, com duas lojas. Sua trajetória e experiência servirá como um estudo de caso para fechar o conteúdo da palestra.

SOBRE QUEILA MORAES

Empresária, administradora com MBA em gestão de projetos e de pessoas, trabalhou em grandes empresas, palestrou em congressos renomados, ministrou e participou de diversos cursos. Nos últimos anos, dedicou-se ativamente às empresas QMmicropigmentação, Símer app, QM Gerenciamento e Planejamento de Projetos. Hoje é também gestora do Somos Empreendedoras, grupo com mais de 200 empresárias do Rio de Janeiro, é mentora dos Expert Team Rbkollors e tem em seu portfólio centenas de empreendedores orientados a partir do seu método estratégico para posicionamento de marca, o MEMP.

DATAS E INSCRIÇÕES

Informações em https://www.culturanasestacoes.com.br/

Datas: O curso será disponibilizado a partir do dia 16/08 e a palestra a partir do dia 23/08

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.